Manaus está 1º lugar em Educação de Trânsito no Brasil

30

O trabalho em educação de trânsito desenvolvido pela Prefeitura de Manaus foi reconhecido nacionalmente e conquistou o primeiro lugar do “XVI Prêmio Denatran de Educação no Trânsito 2017”, na categoria Programa de Educação no Trânsito. O prêmio é realizado anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito do Governo Federal (Denatran) e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos técnicos, científicos e artísticos voltados ao tema.

Manaus está 1º lugar em Educação de Trânsito no Brasil - Imagem: Altemar Alcântara e Marinho Ramos / Semcom
Manaus está 1º lugar em Educação de Trânsito no Brasil – Imagem: Altemar Alcântara e Marinho Ramos / Semcom

O Catálogo de Jogos do “Projeto Transversalizando o Trânsito”, idealizado pelos educadores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), foi selecionado como o melhor programa de educação de trânsito do Brasil. A publicação mostra uma sequência de 155 jogos com a temática trânsito, produzidos com material reciclado e desenvolvidos por alunos das escolas da rede municipal de ensino incluídas no projeto, durante o ano de 2016, em parceria com as secretarias municipais de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

A ideia do Catálogo de Jogos é uma das inúmeras atividades dos educadores de trânsito do município de Manaus. Todos os dias eles saem da sede do Manaustrans com a missão de compartilhar mensagens que salvam vidas no trânsito. As informações são distribuídas em todas as zonas da cidade para pedestres, condutores, estudantes e colaboradores de empresas públicas e privadas.

O “Projeto Transversalizando o Trânsito”, lançado em 2011, deu início ao processo de inserção do tema trânsito nas unidades de ensino, com a proposta pedagógica de formação dos profissionais da educação, professores, pedagogos e gestores. Essa dinâmica foi ampliada nos anos seguintes para 505 escolas públicas, inclusive todas as unidades da Semed, tanto na zona urbana, quanto rural ribeirinha e rodoviária.

Para Rosana Dutra, coordenadora do Transversalizando na Semed, um dos principais pontos do projeto é o trabalho desenvolvido pelos professores para dar destaque à Educação no Trânsito, abordando a temática de forma lúdica e divertida. “Esse é um projeto maravilhoso, porque, além de tudo, é sustentável. No final do ano passado nós tivemos o Dia D da educação no trânsito, em que as escolas levaram seus materiais para exposição no Serviço Social da Indústria (Sesi)”, defendeu.

Nas páginas do Catálogo de Jogos há tabuleiro, jogo de memória, quebra-cabeças, carrinhos, mini cidades e simulações de circulação de trânsito nas vias. Para cada jogo apresentado, seguem as orientações de como jogar e qual o aprendizado que resulta naquela atividade.

Comentários