Manaus est√° em 1¬į lugar no ranking de inc√™ndios causados por curtos-circuitos em rede el√©trica

50

Foi divulgado o √ļltimo relat√≥rio da Associa√ß√£o Brasileira de Conscientiza√ß√£o para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), e apontou Manaus liderando ranking de capitais brasileiras, que mais registraram inc√™ndios em 2015 provocados por curtos-circuitos e sobrecarga na rede el√©trica, decorrentes de instala√ß√Ķes el√©tricas prec√°rias, gambiarras, ‚Äúgatos‚ÄĚ e falta de manuten√ß√£o.
Salvador, ficou em segundo lugar, seguido de Cuiabá, depois São Paulo, Recife, Teresina e Campo Grande, fechando a lista das sete capitais brasileiras com índices elevados desse tipo de acidente.

Houve um grande aumento no n√ļmero de acidentes com inc√™ndios por curto-circuito ou sobrecarga na rede el√©trica na regi√£o Norte, que subiu de 34 em 2013 para 81 em 2015. ¬†Conforme tamb√©m aponta o relat√≥rio, os registros de¬†inc√™ndios aumentaram em todo o Brasil.

Em 2015, a Abracopel contabilizou 39 inc√™ndios¬†no Estado do Amazonas, sendo 35 s√≥ em Manaus, capital amazonense, tamb√©m lidera o ranking em n√ļmero de √≥bitos: foram 6. Dentre os locais atingidos pelos inc√™ndios no Estado est√£o¬†11 com√©rcios de pequeno porte, 24 resid√™ncias, uma ind√ļstria de pequeno porte, uma escola p√ļblica, um hospital e uma empresa p√ļblica.

Edson Matinho, diretor executivo da Abracopel, destaca que as causas de acidentes dessa natureza (inc√™ndios) est√£o relacionadas com os descasos e com o desconhecimento dos riscos para com a eletricidade. O especialista destaca ainda que em 2015 foram registrados 1.248 acidentes em todo o pa√≠s, com inc√™ndios envolvendo a rede el√©trica e a maioria dos casos poderiam ter sido evitados com informa√ß√Ķes e cuidados com a rede el√©trica.

Consultado sobre o resultado do relatório, o Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas informou que não realiza esse tipo de estatística sobre as causas ou naturezas dos incêndios, uma vez que os atendimentos são apenas direcionados às ocorrências. Até o momento a Eletrobras Distribuição Amazonas não quis se manifestar.

Imagem de Divulgação
Imagem de Divulgação

Coment√°rios