Manaus recebe exposição Fotográfica “Silvino Santos no Putamayo” em homenagem aos 345 anos da cidade

727

Manaus receberá partir desta quarta-feira (8) a exposição fotográfica “Silvino Santos no Putamayo”, no Paço da Liberdade, localizado no Centro de Manaus. A exposição “Silvino Santos no Putamayo” traz fotografias do luso-brasileiro sobre um documentário de um seringal na Amazônia Peruana. A abertura será às 19h com a presença de historiadores peruanos e especialistas da área. A exposição, faz parte da programação em homenagem aos 345 anos de Manaus, segue até o fim do mês de outubro.

Exposição "Silvino Santos no Putamayo"
Exposição “Silvino Santos no Putamayo”

A exposição dramatiza a história do seringalista peruano Júlio Cesar Arana, um dos grandes empresários que enriqueceram com o comércio da borracha à custa do massacre e dizimação de tribos indígenas da Amazônia.

Na abertura da exposição haverá o lançamento do álbum “Viaje de la Comisión Consular al Río Putumayo y Afluentes – Agosto à Octubre 1912”, dos pesquisadores Alberto Chirif, Manuel Cornejo Chaparro e Juan De La Sierra Torroba, ambos especialistas peruanos que participam especialmente da exposição. O álbum é composto por 187 fotos tiradas por Silvino Santos e de outros autores desconhecidos no Rio Putumayo.

Loading...

A atividade no espaço segue na quinta-feira (9), às 16h30, com a mesa redonda “Os Massacres do Putumayo”, coordenada pelo escritor amazonense Márcio Souza e pelos pesquisadores peruanos Alberto Chirif, Manuel Cornejo Chaparro e Juan De La Sierra Torroba. Às 18h30 haverá a exibição do filme “El Sócio de Dios”, que relata a história de J.C. Arana. A mostra ficará aberta ao público até o final de outubro.

Veja a programação

Quarta-feira (8/10)
19h – Abertura da Exposição “Silvino Santos no Putumayo”
19h30 –Lançamento do Álbum “Viaje de la Comisión Consular al Río Putumayo y Afluentes – Agosto á Octubre 1912” de Alberto Chirif, Manuel Cornejo Chaparro e Juan De La Sierra Torroba

Quinta-feira (9/10)
16h30 – Mesa Redonda “Os Massacres do Putumayo” com Márcio Souza, Manuel Cornejo e Percy Vílchez. Mediação: Aldemar Matias
18h30 – Exibição do filme “El Sócio de Dios”. Direção: Federico García. Origem:  Colômbia / Cuba.

 

Comentários

comentários