Manaus receberá a “IV Jornada Amazonense de Psiquiatria”, com o tema: Prevenção do Suicídio

117

A cidade de Manaus irá sediar a IV Jornada Amazonense de Psiquiatria, organizada pela Associação Amazonense de Psiquiatria – AAP, federada da ABP. O evento acontece entre os dias 31 de agosto e 01 de setembro, no Auditório Vânia Pimentel da Universidade Nilton Lins (Unidade Flores, 3º andar).

Entre os temas selecionados para a Jornada, estão discussões relacionadas à prevenção do suicídio, dependência química, transtornos de ansiedade, internação psiquiátrica hospitalar, entre outros.

O Dr. Cleber Naief, presidente da federada organizadora do evento, explica a importância de se discutir o suicídio em eventos como a Jornada. “Nesse ano de 2018, enfatizamos que a tentativa de suicídio é uma emergência médica. Queremos direcionar os casos para que tenham a devida abordagem pela equipe de saúde. A assimilação desse conceito só pode ser alcançada pela disseminação dos conhecimentos para todos profissionais de saúde bem como a população geral“.

Dentre as atividades do evento, o Dr. Cleber destaca o debate a ser realizado na manhã de sábado, 01/09: “a atividade de encerramento da Jornada será um debate sobre a realidade assistencial da saúde mental em nosso meio. Contará com uma psiquiatra assistente em CAPS de Manaus, o Defensor Público para a Saúde, uma Enfermeira cujo filho adolescente cometeu suicídio recente e eu, onde abordaremos a falta de leitos adequados ao tratamento de emergências e internações psiquiátricas; divulgaremos a Lei Estadual 3177/2007, que determina o fechamento do único Hospital Psiquiátrico do Estado e proíbe a abertura de leitos psiquiátricos na rede privada. Consideramos a conscientização da população como o maior legado que poderão ter todos os nossos esforços”.

Para finalizar, o Dr. Cleber Naief deixa um convite para que os interessados compareçam ao evento: “O tema suicídio interessa a todas as pessoas! Portanto nosso evento está aberto a quem queira assisti-lo. Se não puderem vir na sexta-feira, venham pelo menos no sábado, aceitaremos inscrições também no último dia. Nos encontraremos em breve!”

Confira a programação:

 

Comentários

Receba nossas atualizações em seu e-mail: