Manaus registra a mais alta temperatura em 90 anos, diz Inmet

1398

A temperatura do ar de 38,6°C registrada no domingo (13) foi a maior já registrada na cidade de Manaus desde 1925, quando começaram as medições na capital. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão para os próximos dias é de calor intenso em razão das chuvas abaixo do normal.

De acordo com o relatório do Inmet, o índice do fim de semana ultrapassou a marca recorde de setembro de 2010, quando a temperatura do ar na capital chegou a 38,3°C.

No sábado (12) e domingo (13), os termômetros do Instituto marcaram 38,2 e 38,6°C, respectivamente, na estação meteorológica do órgão localizada na Zona Centro-Sul da capital. No dia 20, a máxima foi de 37º C.

A última chuva registrada na cidade ocorreu no dia 4 e o acumulado do mês é de 15,8 mm.

“[Setembro], sendo, por enquanto, caracterizado como um mês seco, pois o normal para o mesmo período seria de chuva entre 28 e 41mm”, segundo explicou o meteorologista do Inmet, Gustavo Ribeiro.

De acordo com o Inmet, o forte calor deve permanecer na capital amazonense até o mês de novembro, quando deve começar a chover de forma mais significativa. A previsão é que a sensação térmica – ou índice de calor – chegue a 40°C nos próximos dias.

O Inmet afirma que as altas temperaturas são influênciadas pelo “El Niño”. O fenômeno acontece quando as águas do Oceano Pacífico ficam mais quentes que o normal. Já os ventos que sopram na altura do Equador diminuem e ficam mais fracos.

“Por ser um fenômeno de grande escala, provoca mudanças climáticas em várias regiões do Globo Terrestre. Na região Amazônica, ele dificulta a formação de nuvens, diminuindo as chuvas e aumentando as temperaturas do ar. Este fenômeno deve perdurar durando o restante deste ano, podendo ainda estar ativo nos primeiros meses do próximo ano, pois o mesmo está com magnitude moderada”, explicou Ribeiro.

Incêndios
O forte calor provocou o aumento das ocorrências de incêndios na cidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros, atear fogo em lixo e o aumento das temperaturas na região, estão entre os principais fatores que facilitam os incêndios. Somente no domingo (13), 17 incêndios em vegetações foram contabilizados.

Com 38,6º C, Manaus registra a mais alta temperatura em 90 anos, diz Inmet
Com 38,6º C, Manaus registra a mais alta temperatura em 90 anos, diz Inmet

Fonte : G1

Comentários

comentários

Loading...