Manifestantes do Greenpeace derrubam ‘óleo queimado’ em frente ao Palácio do Planalto e são presos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Brasil

Manifestantes do Greenpeace derrubam ‘óleo queimado’ em frente ao Palácio do Planalto e são presos

Publicado

no

Na manhã desta quarta-feira (23), ativistas do movimento Greenpeace realizaram protestos em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, contra a política ambiental do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Os manifestantes colocaram tinta preta no asfalto para simbolizar o óleo derramado nas praias do Nordeste. Também espalharam madeira queimada, que teria sido recolhida de locais de extração ilegal na Amazônia.

Segundo a organização não governamental (ONG), 17 ativistas foram detidos pela Polícia Militar do Distrito Federal e levados à delegacia. O Greenpeace havia informado anteriormente que foram 23 presos, mas corrigiu o número.

‘Brasil manchado de óleo’. Segundo o Greenpeace, a tinta preta utilizada é uma mistura não tóxica de tapioca maizena e anilina Foto: Mateus Vargas/Estadão

Em frente ao Planalto, foram postas placas com as mensagens “Pátria queimada, Brasil”, “Um governo contra o meio ambiente” e “Brasil manchado de óleo”.

LEIA TAMBÉM  Vídeo: Pastora que traiu marido com bispo em motel se pronuncia

O protesto mobilizou tropas da PM, além da equipe de segurança do Palácio do Planalto. O trânsito em frente à sede do governo foi bloqueado.

Segundo o Greenpeace, a tinta utilizada é uma mistura não tóxica de tapioca maizena e anilina.

LEIA TAMBÉM  Boletim mais recente mostra o estado de saúde do Zagallo, internado por conta de uma infecção urinária. Confira

Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal informou que cerca de 30 ativistas participaram do protesto e levaram troncos de árvores e tinta preta misturada com óleo e amido de milho para frente do Palácio do Planalto.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

“Os manifestantes foram encaminhados à 5ª DP e poderão responder pela Lei 9.0605/98, a qual dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente”, diz a nota.

LEIA TAMBÉM  Vídeo flagra momento da queda do avião, sete pessoas morrem

O presidente em exercício, Hamilton Mourão, ironizou o protesto do Greenpeace em frente ao Palácio do Planalto. “Vou convidar o Greenpeace para ajudar a recolher o óleo lá (no Nordeste) em vez de jogar aqui”, disse Mourão.

O general declarou não ser contra protestos, mas defendeu limites para não atrapalhar o tráfego de carros. “Democracia é isso. Única coisa que penso é que poderia fazer protesto sem bloquear o trânsito”, disse.

‘Brasil manchado de óleo’. Segundo o Greenpeace, a tinta preta utilizada é uma mistura não tóxica de tapioca maizena e anilina Foto: Mateus Vargas/Estadão

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações