Mistério: Agulhas são encontradas dentro de morangos vendidos em comércio

202

A Austrália está investigando uma série de casos em que agulhas de costura foram encontradas dentro de morangos vendidos no comércio. Já foram reportados episódios em pelo menos seis Estados e territórios. Um homem foi levado ao hospital depois de ter comido uma das frutas.

Mistério: Agulhas são encontradas dentro de morangos vendidos em comércio - Imagem: Divulgação
Mistério: Agulhas são encontradas dentro de morangos vendidos em comércio – Imagem: Divulgação

Diversas marcas do produto foram retiradas das prateleiras do país, enquanto os maiores supermercados da Nova Zelândia pararam de vender morangos australianos como medida de precaução.

O ministro da Saúde da Austrália, Greg Hunt, solicitou às autoridades de segurança alimentar de seu país e da Nova Zelândia que examinassem os casos. “É um crime brutal e um ataque ao público”, afirmou.

Nenhum suspeito foi identificado. Autoridades de saúde recomendaram aos australianos que cortem seus morangos antes de comê-los.

As frutas que escondiam agulhas foram encontradas pela primeira vez no Estado de Queensland na semana passada. Desde então, já foram registrados episódios semelhantes em outras cinco partes do país: Nova Gales do Sul, Victoria, Austrália Meridional, Território da Capital Australiana e Tasmânia.

Produtores de morango e a polícia consideram que os casos podem não ter a mesma autoria – e que alguns deles possam ter sido “inspirados” no primeiro incidente.

O governo do Estado de Queensland ofereceu 100 mil dólares australianos (cerca de R$ 229 mil) como recompensa em troca de informações sobre o crime.

“Que pessoa normal teria a intenção de colocar a vida e a saúde de um bebê ou de uma criança em risco com uma atitude tão terrível?”, questionou a premiê do Estado de Queensland, Annastacia Palaszczuk.

Na quinta-feira, a associação de Produtores de Morangos de Queensland chegou a dizer que as agulhas teriam sido colocadas nas embalagens por um “funcionário descontente”. A polícia disse, no entanto, que é muito cedo para apontar possíveis suspeitos.

Ao menos seis marcas de morango foram afetadas: Berry Obsession, Berry Licious, Love Berry, Donnybrook Berries, Delightful Strawberries e Oasis.

Produtores estão preocupados, já que o susto veio no pico de produção e pode ter efeito negativo sobre as vendas de uma indústria que vale 130 milhões de dólares australianos por ano.

Nesta segunda-feira, as maiores distribuidoras da Nova Zelândia – Countdown e Foodstuffs – afirmaram ter suspendido temporariamente a importação de morangos australianos por causa dos incidentes.

Fonte:BBC

Comentários