Mitos e verdades sobre as onças-pintadas

196

Que tal testar seus conhecimentos e também saber um pouco mais sobre esses animais impressionantes? Leia a seguir 8 frases sobre as onças-pintadas e tente descobrir se elas são verdeiras ou não têm nada a ver com o nosso felino.

Afirmações:

  1. Onças Pintadas vivem sozinhas, mas se unem durante a reprodução ou em grupos de mãe e filhotes.
  2. A onça-pintada é encontrada em vários continentes do mundo, incluindo a Ásia e a Europa.
  3. O conjunto de pintas ou manchas em uma onça-pintada é único. É como a “impressão digital” para os seres humanos: nenhuma onça tem um conjunto de pintas igual a outra.
  4. Pintas dentro de uma pinta. Assim são as pintas no tronco das onças-pintadas, e essa é uma diferença desse felino para o leopardo, que não tem tal característica.
  5. Onças-pintadas não conseguem escalar árvores e nadar.
  6. A onça-preta e a onça-pintada são animais de espécies diferentes.
  7. Onças-pintadas podem comer jacarés e até animais maiores que elas, como bois.
  8. Onças-pintadas têm têm hábito de atacar seres humanos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Respostas:

  1. Verdade – Embora seja um animal solidário a maior parte do tempo, a maior parte do tempo, a onça pintada pode ser ser vista em grupos no período de reprodução ou no início da vida, quando a mãe cuida dos filhotes.

  2. Mito – A onça é um animal típico do continente americano. A distribuição geográfica atual da espécie se estende do México pela maior parte da América Central  e América do Sul, até o Paraguai e o norte da Argentina.

  3. Verdade – Isso mesmo! Quando os assunto são as pintas, não existem duas onças iguais. Inclusive pesquisadores usam essa característica como única para identificar os animais.

  4. Verdade – Uma maneira de diferenciar um leopardo de u ma onça pintada, é olhando para as manchas no tronco deles: Só as onças têm pintas com pintinhas menores dentro.
  5. Mito – Ágeis e com grande destreza, as onças sobem em árvores tanto para descansar como para abrigar-se ou caçar. Elas também são excelente nadadoras.
  6. Mito – Nada disso! As onças-pretas também são onças-pintadas. Calma nós explicamos: é um caso de melanismo. Calma, nós explicamos: é um caso de melanismo que acontece quando um animal tem grande concentração de pigmento melanina na pele, o que dá a cor negra. É muito raro na espécie, acontecendo coma cerca de 6% das populações de onças.
  7. Verdade – As onças-pintadas são excelentes caçadoras. Carnívoras, a dieta delas é composta por diferentes espécies de animais, com preferência para as presas maiores, incluindo jacarés, antas, capivaras e, próximo a áreas com presença humana, animais domésticos, como bois, galinhas e cachorros.
  8. Mito – Não tenha medo! Apesar da (má) fama, as onças-pintadas evitam o contato com o ser humano. São raros os registros de ataques de onças a nossa espécie; isso pode acontecer quando a onça se sente ameaçada ou quando tenta proteger o filhote ou a a caça recém-abatida.

Fonte: Livro “Jaguar” (Evaristo Eduardo de Miranda & Liana John, Metalivros, 2010).
Reportagem “Onça-pintada – A rainha da da floresta” – A rainha da floresta” (Ciência Hoje das Crianças, nº 251, nov 2013).

 

Comentários

Receba nossas atualizações em seu e-mail: