Home Entretenimento Curiosidades Mitos e verdades sobre as onças-pintadas

Mitos e verdades sobre as onças-pintadas

5 min - tempo de leitura
335

Que tal testar seus conhecimentos e também saber um pouco mais sobre esses animais impressionantes? Leia a seguir 8 frases sobre as onças-pintadas e tente descobrir se elas são verdeiras ou não têm nada a ver com o nosso felino.

Afirmações:

  1. Onças Pintadas vivem sozinhas, mas se unem durante a reprodução ou em grupos de mãe e filhotes.
  2. A onça-pintada é encontrada em vários continentes do mundo, incluindo a Ásia e a Europa.
  3. O conjunto de pintas ou manchas em uma onça-pintada é único. É como a “impressão digital” para os seres humanos: nenhuma onça tem um conjunto de pintas igual a outra.
  4. Pintas dentro de uma pinta. Assim são as pintas no tronco das onças-pintadas, e essa é uma diferença desse felino para o leopardo, que não tem tal característica.
  5. Onças-pintadas não conseguem escalar árvores e nadar.
  6. A onça-preta e a onça-pintada são animais de espécies diferentes.
  7. Onças-pintadas podem comer jacarés e até animais maiores que elas, como bois.
  8. Onças-pintadas têm têm hábito de atacar seres humanos.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Respostas:

  1. Verdade – Embora seja um animal solidário a maior parte do tempo, a maior parte do tempo, a onça pintada pode ser ser vista em grupos no período de reprodução ou no início da vida, quando a mãe cuida dos filhotes.

  2. Mito – A onça é um animal típico do continente americano. A distribuição geográfica atual da espécie se estende do México pela maior parte da América Central  e América do Sul, até o Paraguai e o norte da Argentina.

  3. Verdade – Isso mesmo! Quando os assunto são as pintas, não existem duas onças iguais. Inclusive pesquisadores usam essa característica como única para identificar os animais.

  4. Verdade – Uma maneira de diferenciar um leopardo de u ma onça pintada, é olhando para as manchas no tronco deles: Só as onças têm pintas com pintinhas menores dentro.
  5. Mito – Ágeis e com grande destreza, as onças sobem em árvores tanto para descansar como para abrigar-se ou caçar. Elas também são excelente nadadoras.
  6. Mito – Nada disso! As onças-pretas também são onças-pintadas. Calma nós explicamos: é um caso de melanismo. Calma, nós explicamos: é um caso de melanismo que acontece quando um animal tem grande concentração de pigmento melanina na pele, o que dá a cor negra. É muito raro na espécie, acontecendo coma cerca de 6% das populações de onças.
  7. Verdade – As onças-pintadas são excelentes caçadoras. Carnívoras, a dieta delas é composta por diferentes espécies de animais, com preferência para as presas maiores, incluindo jacarés, antas, capivaras e, próximo a áreas com presença humana, animais domésticos, como bois, galinhas e cachorros.
  8. Mito – Não tenha medo! Apesar da (má) fama, as onças-pintadas evitam o contato com o ser humano. São raros os registros de ataques de onças a nossa espécie; isso pode acontecer quando a onça se sente ameaçada ou quando tenta proteger o filhote ou a a caça recém-abatida.

Fonte: Livro “Jaguar” (Evaristo Eduardo de Miranda & Liana John, Metalivros, 2010).
Reportagem “Onça-pintada – A rainha da da floresta” – A rainha da floresta” (Ciência Hoje das Crianças, nº 251, nov 2013).

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…