Moradores da comunidade Vista Alegre em Nhamundá resgatam filhote de peixe-boi.

Ontem (28), um filhote de peixe-boi que havia sido resgatado na comunidade Vista Alegre, em Nhamundá (a 383 km de Manaus) chegou à capital Manaus. O animal veio em um barco recreio, trazido pelo servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Nhamundá.

Segundo o gestor da APA Nhamundá, Otávio dos Santos, o animal foi encontrado na quarta-feira (24) por um casal de caseiros de uma fazenda, ainda com cordão umbilical.

Foto: Ricardo Oliveira/Sema
Foto: Ricardo Oliveira/Sema

“Assim que ficamos sabendo, entrei em contato com um veterinário em Manaus que nos deu orientações sobre como cuidar do filhote até trazê-lo para a capital. Conseguimos trazê-lo bem até Manaus, onde receberá todos os cuidados”, explicou.

O filhote é uma fêmea, mede cerca de 80 centímetros e pesa aproximadamente 10 quilos. A suspeita é de que tenham matado a mãe do animal.
No Porto de Manaus, o animal foi entregue para uma equipe de resgate do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que levou o animal para o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O animal foi alimentado pelo veterinário Anselmo D’Fonseca, da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), e colocado junto com outros filhotes no tanque, para diminuir o estresse devido à longa viagem. De acordo com o veterinário, o animal apresenta bom estado de saúde.

Comentários