Home Notícias Manaus Morre o inventor do Kikão, iguaria amazonense criada por Alceu Tomaz Pereira

Morre o inventor do Kikão, iguaria amazonense criada por Alceu Tomaz Pereira

1 min - tempo de leitura
1,781

É com imenso pesa que comunicamos o falecimento nesta quinta-feira (4) do inventor do Kikão, o Sr. Alceu Tomaz Pereira (06/12/1949 – 04/02/2021), natural do Rio Grande do Sul.

Alceu conseguiu não apenas inventar o Kikão Como ressignificar o hotdog a tal ponto que virou uma palavra típica amazonense sendo o sanduíche mais famoso de Manaus e mais acessível, mais até mesmo do que o x-caboquinho.

Foi em julho de 1974, na Praça da Polícia, que inaugurou um carrinho especializado na venda de um lanche que trouxe do Sul do país: Pão massa fina, salsicha cozida, molho feito com extrato de tomate, creme de leite e verduras. Por cima, ketchup, maionese, batata palha e queijo ralado. Eis a mistura mágica, trabalho de um verdadeiro alquimista da gastronomia, que há quase 50 anos conquistou nosso paladar. Para batizar a iguaria e o empreendimento, procurou um nome que representasse a expressão “que cão”, uma referência à salsicha que lembrava o cachorro da raça dachshund, popularmente conhecido como ‘cachorro salsicha’. Apenas Que Cão não seria chamativo. Dessa forma, decidiu escrever Kikão, com duas letras ‘k’, propositalmente. Posteriormente, na companhia de sua esposa, Júlia Pereira (20/01/1955 – 23/01/2021), mudou-se para o Largo de São Sebastião, na esquina das ruas José Clemente e Costa Azevedo, aí ficando até o início da década de 1990. Foi com o dinheiro da venda do Kikão que sustentou sua família, ensinando aos filhos o valor do trabalho e lhes garantindo boas formações. Ficamos consternados com sua passagem, mas agradecidos por ter nos legado um alimento que aquece a alma e encanta o paladar.

Alceu Tomaz Pereira
Lanche Kikão Centro. Foto de 1975-76 de Ricardo Conte, do grupo ‘Manaus, uma viagem no tempo’.

FOTOS:

Dra. Marcia Gabrielle Pereira (filha).

Lanche Kikão Centro. Foto de 1975-76 de Ricardo Conte, do grupo ‘Manaus, uma viagem no tempo’.

Texto: Blog História Inteligente

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

É falsa a notícia de que a Prefeitura de Manaus está com processo seletivo para trabalhar nos Cras

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e C…