Home Notícias Amazonas Morte de idoso em Manaus não teve nada a ver com vacina contra a Covid-19!

Morte de idoso em Manaus não teve nada a ver com vacina contra a Covid-19!

1 min - tempo de leitura
948

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) informa, nesta terça-feira (16/02), que o óbito de um homem, de 83 anos, registrado em Manaus no dia 30/01, não tem relação com a dose do imunizante AstraZeneca/Oxford, contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), tomada pelo homem no dia 29/01.

A investigação, como Evento Adverso Pós-Vacinação (EAPV), foi realizada pelo Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE), órgão vinculado à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM); em parceria com a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HDV).

O laudo de necropsia aponta que a causa da morte do idoso foi infarto agudo do miocárdio (músculo cardíaco). Portanto, o óbito foi descartado como ocorrência associada à vacina contra o novo coronavírus.

A FVS-AM acrescenta que o manejo apropriado dos EAPV é essencial para manter o sistema de vigilância sensível, avaliar a segurança do produto e dar resposta rápida a todas as preocupações da população relacionadas às vacinas.

Vacinação – Dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM) apontam que 204.574 doses foram aplicadas em todo o estado até esta segunda-feira (15/02), sendo 197.680 de primeira dose e 6.894 de segunda dose.

Remessas – Na primeira remessa do Ministério da Saúde, em 18 de janeiro, o Amazonas recebeu 282.320 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. No dia 23 de janeiro, outras 132.500 doses da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, da Inglaterra, foram desembarcadas no estado. Em 25 de janeiro, o Amazonas recebeu 44.600 doses da CoronaVac. Em sete de fevereiro, o estado recebeu mais 96.200 doses da CoronaVac.

O Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas é desenvolvido pela FVS-AM, com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS).

FVS-AM descarta relação de óbito de idoso com vacina contra Covid-19

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Governador Wilson Lima realiza entrega de ajuda humanitária para famílias de Boca do Acre

O governador Wilson Lima realizou, neste sábado (27/02), a entrega da ajuda humanitária a …