MPE pede cassação de Vanessa Grazziotin e Eron Bezerra

92

O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), dos suplentes Francisco Garcia Rodrigues e Alzira Ferreira Barros, e de seu marido Deputado estadual Eron Braga Bezerra. Sob acusação de abuso de poder econômico, compra de votos e captação, além de gasto ilícito de recursos de campanha nas eleições de 2010.
Vanessa Grazziotin e Eron Bezerra, teriam feito uso político e eleitoral do “Programa Zona Franca Verde”, de distribuição de sementes e implementos agrícolas, para captação de votos. A acusação diz que os então candidatos tiveram a campanha eleitoral financiada com recursos provenientes de caixa 2 e efetuaram despesas de campanha sem declarar corretamente à Justiça Eleitoral.

O depoimento crucial, seria de um eleitor que afirma que, integrantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), no município de Novo Remanso, teriam lhe oferecido um motor, em agosto de 2010, para que ele votasse em Vanessa e Eron.

Em todos os formulários de requerimento de doação de implementos estava contido o comando “cópia da carteira de identidade/CPF ou Título de Eleitor do Representante”. Omar Aziz (eleito governador do Amazonas 2010), Eduardo Braga (eleito senador) e Vanessa Grazziotin teriam pago seus cabos eleitorais por meio de terceiros (A. C. Nadaf Neto Assessoria em Comércio Exterior), o que impede o efetivo controle da arrecadação e da aplicação dos recursos de campanha desses candidatos pela Justiça Eleitoral.

Vanessa Grazziotin pode ter diploma de senadora cassado pelo MPE
Vanessa Grazziotin pode ter diploma de senadora cassado pelo MPE

fonte : O Globo

Comentários

comentários

Loading...