Museu do Seringal Vila Paraíso

2016

Inaugurado em 16 de Agosto de 2002, o Museu do Seringal Vila Paraíso é um projeto cultural e turístico  do Governo do Estado/ Secretaria de Cultura, que conduz os visitantes aos tempos áureos do ciclo da borracha, apresentando um seringal da época.

localizado em área rural , na boca do Igarapé São João, afluente do Igarapé Tarumã-Mirim, margem esquerda do rio Negro, serviu de cenário para o longa-metragem “A Selva”, do diretor Leonel Vieira, com adaptação do livro do escritor português Ferreira de Castro. Remonta ao passado, que marcou a sociedade e a economia da Amazônia no início do século XX.

O visitante tem a oportunidade de seguir um roteiro que começa no desembarque no trapiche para o Casarão do seringalista, onde os móveis e  utensílios de época testemunham a riqueza dos seringais, no Barracão de Aviamento, onde os seringueiros entregavam as pelas de borracha, adquiriam os produtos manufaturados e ficavam devedores do dono do seringal. A capela de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Farinha de Mandioca. Uma trilha no meio da mata permite conhecer a árvore da seringueira e assistir a coleta do látex. Esta trilha conduz ao Tapiri de Defumação de Borracha, onde são confeccionadas as pelas, e à modesta Casa do Seringueiro.

Visitação

Terça a Domingo 8h às 16h
Valores/Taxa: R$5,00 – Estudante: R$ 2,50

Como Chegar

Somente por acesso fluvial
Na marina do David, no final da Ponta Negra, é possível usar uma canoa táxi da ACAMDAF.

MUSEU DO SERINGAL
MUSEU DO SERINGAL

 

 

 

 

Comentários

comentários

Loading...