Na Itália, biblioteca sobre rodas leva livros para crianças que não têm acesso à leitura

83

O projeto do professor aposentado Antonio La Cava, de levar livros a lugares remotos da Itália, vem chamando a atenção do mundo. O italiano, apaixonado por literatura, depois de 42 anos dedicados ao ensino, reconheceu que crianças de várias aldeias não tinham acesso fácil aos livros. Sua contribuição para tornar a educação infantil mais rica, inclusive fora da escola, foi criar a Bibliomotocarro, uma biblioteca móvel com cerca de 700 títulos.

La Cava usa sua van de tr√™s rodas para garantir leitura gratuita para todas as crian√ßas. ‚ÄúSem um livro, muitas vezes a crian√ßa est√° sozinha‚ÄĚ, diz. Ele dirige entre as colinas e montanhas de Basilicata, na It√°lia, e chega a locais como San Paolo Albanese, aldeia que tem apenas duas crian√ßas em idade escolar prim√°ria.

‚ÄúEu estava muito preocupado em envelhecer em um pa√≠s de n√£o-leitores e, realizar essa a√ß√£o, tem um valor n√£o apenas social, n√£o somente cultural, mas tem um grande significado √©tico ‚ÄĚ, explica o professor. Ele espera que a biblioteca traga a mensagem de que a cultura √© um investimento imprescind√≠vel e deve ser feita por todos e para todos, n√£o apenas para privilegiados.

Por onde o autom√≥vel do professor passa √© recebido com entusiasmo e muita alegria. Assim que as crian√ßas escutam a m√ļsica da Bibliomotocarro, v√™m correndo como se Antonio transportasse sorvetes ou algo semelhante, e n√£o livros.

Funcionando desde 2003, a biblioteca m√≥vel viaja cerca de 500 quil√īmetros semanais, numa rota com oito paradas, sem remunera√ß√£o alguma, t√£o somente pela compreens√£o da import√Ęncia dos jovens de terem acesso aos livros. ‚ÄúEu sempre pensei que as crian√ßas devem ter a oportunidade de aprender coisas interessantes em todos os lugares, n√£o apenas enquanto est√£o na escola‚ÄĚ, relatou La Cava, em v√≠deo entrevista ao site Zooppa.

O professor explicou tamb√©m, em entrevista, que sua experi√™ncia com o sistema escolar o deixou com a sensa√ß√£o de que precisava buscar uma maneira melhor de ensinar as crian√ßas a amar os livros. “O desinteresse pela leitura geralmente come√ßa nas escolas onde a t√©cnica √© ensinada, mas n√£o √© acompanhada de amor. Ler deve ser um prazer, e n√£o um dever “. Al√©m dos livros oferecidos, o visual encantador e inusitado da biblioteca m√≥vel deixa as crian√ßas ainda mais motivadas. Conhe√ßa a Bibliomotocarro no site oficial do projeto: https://www.ilbibliomotocarro.com/

 

Na Itália, biblioteca sobre rodas leva livros para crianças que não têm acesso à leitura / Foto: Divulgação site oficial bibliomotocarro
Na Itália, biblioteca sobre rodas leva livros para crianças que não têm acesso à leitura / Foto: Divulgação site oficial bibliomotocarro

Coment√°rios

Receba nossas atualizações no seu e-mail: