Home Notícias Manaus No Amazonas é Assim promove a edição 2019 do bloco “Caboco Bom de Sangue” para doação de sangue no Carnaval

No Amazonas é Assim promove a edição 2019 do bloco “Caboco Bom de Sangue” para doação de sangue no Carnaval

4 min - tempo de leitura
30

Com o objetivo de formar novos doadores sangue no período carnavalesco, nossa fã page lança o “Bloco do Caboco Bom de Sangue”. O evento será na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), nesta sexta-feira (01/03),  a partir das 9h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

De acordo com a subgerente de Captação de Doadores da FHemoam, Eleonora Araújo, o carnaval é “uma época em que a demanda por bolsas de sangue aumenta, infelizmente, por conta de acidentes”. “Contar com essa mobilização social do Bloco do Caboco Sangue Bom, serve para reforçar o nosso banco de sangue é gratificante, pois reforça a sensibilização para causa de doação de sangue, que desperta o amor e solidariedade”.

A iniciativa da nossa página é repetir o sucesso do “Rolezinho no HEMOAM”, que ocorre desde 2014 e já teve a arrecadação de mais de 300 bolsas de sangue a mais no estoque da instituição.

De acordo com Marcus Pessoa, a intenção é ajudar o Hemoam a reforçar nessa época de carnaval. “Nesse período nós vemos vários acidentes e muitos episódios onde são necessários bolsas de sangue, então a gente decide fazer esse bloco justamente pra tentar aumentar o nível de bolsas e quando alguém precisar não ficar faltando. Se não serve pra gente, serve para o próximo”, ressalta.

Desta vez a ideia do Bloco Caboco Bom de Sangue faz referência ao povo amazonense que é conhecido tipicamente pelo bom acolhimento e sua grande generosidade. A expectativa deste ano é de receber pelo menos 400 pessoas para doação de sangue.

Quem pode doar?
• Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
• Ter peso acima de 50 Kg.
• Ter idade entre 18 e 69 anos Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal.

Recomendações
• Não vá doar sangue em jejum;
• Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
• Não ingira bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
• Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
• Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes a doação;
• Interromper as atividades por 12 horas as pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar paraquedismo ou mergulho.

Faça seu cadastro aqui se você estiver interessado em entrar na nossa lista de doadores de sangue voluntários.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Nickson Maciel
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Alunos nordestinos fazem saudação nazista em sala de aula e são suspensos pela direção

Um grupo de adolescentes de 17 anos  do Colégio Santa Maria, um dos mais tradicionais da r…