No mês das crianças, museus do Amazonas têm programação cultural para os baixinhos

152

Programa√ß√£o √© recheada com visitas guiadas, conta√ß√£o de hist√≥rias e exposi√ß√Ķes no Palacete Provincial e no Centro Cultural dos Povos da Amaz√īnia.

Como parte da programa√ß√£o diversificada oferecida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, o Palacete Provincial, localizado na Pra√ßa Heliodoro Balbi ‚Äď Centro, e o Museu do Homem do Norte, no bairro Crespo, tem atra√ß√Ķes divertidas para a crian√ßada, aliando arte, cultura e informa√ß√£o nos museus que fazem parte do seu complexo.

Palacete Provincial / FOTO Divulgação-SEC
Palacete Provincial / FOTO Divulgação-SEC

No Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Misam), os pequenos v√£o poder conferir, no per√≠odo de 17 a 21 de outubro, das 9h √†s 14h, a exposi√ß√£o “Brincadeira de Crian√ßa ‚Äď Pratos e Cores da Imagina√ß√£o Infantil”, em parceria com o N√ļcleo de Artes Visuais do Liceu de Artes e Of√≠cio Claudio Santoro. A exposi√ß√£o conta com 72 obras produzidas por crian√ßas alunas do curso de Artes Visuais, com t√©cnicas de colagem, pintura, desenho, quadrinhos e caricaturas.

Ainda na ter√ßa-feira (17), a Pinacoteca do Amazonas oferece, das 9h30 √†s 10h30, a atividade “Quebra-Cabe√ßa Art√≠stico”, com algumas obras de arte do local duplicadas e transformadas em quebra-cabe√ßas, que ser√£o montados pelas crian√ßas que visitarem o espa√ßo, estimulando a coordena√ß√£o, a criatividade e o gosto pela arte.

Museu do Homem do Norte/ FOTO Divulgação-SEC
Museu do Homem do Norte/ FOTO Divulgação-SEC

Na quarta-feira (18), das 9h √†s 9h30, o Museu Tiradentes realizar√° uma visita guiada destinada aos pequeninos, com a presen√ßa de um ator trajado de Tiradentes, que ir√° apresentar o espa√ßo de forma l√ļdica contando v√°rias curiosidades sobre a vida do militar e distribuindo doces. O acervo do local √© constitu√≠do por dezenas de objetos da Pol√≠cia Militar do Amazonas, tais como: armas antigas, equipamentos do Corpo de Bombeiros, uniformes, distintivos e condecora√ß√Ķes, documentos, fotografias e outros.

E no Misam, que guarda, conserva e preserva acervos audiovisuais voltados para temas regionais e gerais, acontece a “Oficina de Coloriza√ß√£o para Crian√ßas”, das 9h √†s 11h, sob a coordena√ß√£o da professora Juliana Mascarin.

Quinta-feira (19), a Pinacoteca do Estado oferece a atividade de Quizz Cultural ao p√ļblico presente, no hor√°rio 9h √†s 10h, a respeito das obras apresentadas e com direito a brindes.

J√° no Museu de Numism√°tica Bernardo Ramos, das 9h15 √†s 9h40, tem apresenta√ß√£o do Cantinho do Ber√©, com conta√ß√£o de hist√≥rias infantis adaptadas ou criadas com informa√ß√Ķes referentes ao acervo do museu, como da “Dona Joaninha”, “Em Busca das Moedas Perdidas”, “A Menina Generosa”, “Meu Querido Dracma” e “Bernardo e a sua Cole√ß√£o”. O Museu tem origem na cole√ß√£o de moedas, medalhas, c√©dulas e documentos hist√≥ricos organizada pelo comerciante amazonense Bernardo Ramos. Estudioso e fascinado pela Numism√°tica, viajou por v√°rios pa√≠ses, adquirindo pe√ßas para sua cole√ß√£o.

Ainda na quinta-feira, no Museu do Homem do Norte, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amaz√īnia, no hor√°rio das 9h √†s 10h, tem Programa√ß√£o do Dia da Crian√ßa, com a exibi√ß√£o do filme “A Pequena Sereia” (1989). A anima√ß√£o conta a hist√≥ria de Ariel, que vive no fundo do mar e √© uma sereia independente que quer fazer parte do mundo dos humanos. Depois de tomar coragem e fazer um acordo com √örsula, a esperta bruxa do mar, Ariel embarca na aventura da sua vida. Ao lado de Linguado e Sebasti√£o, Ariel precisar√° ser valente e determinada para fazer o bem para os seus dois mundos.

Na sexta-feira (20), das 9h30 às 10h, o Museu de Arqueologia realiza uma caça ao tesouro! Durante a visita guiada ao acervo do museu, os visitantes receberão dicas especiais de localização, e ao final do tour, a atividade inicia. Os objetos encontrados pelos visitantes poderão, inclusive, ser levados para casa como recordação.

Serviço: Programação para as Crianças nos Museus da Secretaria de Estado de Cultura

Data/hora: Terça-feira a sábado, 17 a 21 de outubro de 2017, das 9h às 14h

Local: Palacete Provincial ‚Äď Pra√ßa Heliodoro Balbi, S/N, Centro | Museu do Homem do Norte ‚Äď Centro Cultural dos Povos da Amaz√īnia ‚Äď Pra√ßa Francisco Pereira da Silva, S/N, Crespo

Entrada: Gratuita

P√ļblico-alvo: Livre

Museu de Numismática Bernardo Ramos/ FOTO Divulgação-SEC
Museu de Numismática Bernardo Ramos/ FOTO Divulgação-SEC

Para mais informa√ß√Ķes sobre essas e outras a√ß√Ķes, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira tamb√©m os perfis do √≥rg√£o nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Coment√°rios

Receba nossas atualização no seu e-mail: