No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins

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Muitos já ouviram falar que as grandes marcas mudam de cor durante o Festival Folclórico de Parintins, mas poucos já viram isso de fato. Essa mudança é com certeza algo que chama muito a atenção, principalmente para os profissionais de marketing, publicidade e design.  Para uns, é puro capitalismo, para outros, mais do que isso, é permitir-se ser aceito dentro de uma cultura extremamente forte, e assim, ser consumido sem problemas.

Neste artigo estarei tratando um pouco sobre isso, além de fornecer diversos exemplos de grandes marcas que entraram no ritmo do boi bumbá e mudaram suas cores durante o Festival de Parintins.

O quê  torna isso possível? Basicamente estamos falando de Cultura, Personalidade e Usuário.

Cultura porque representa a cultura dos ‚ÄúBois‚ÄĚ.

Personalidade pois representa as cores vermelha do Garantido e azul do Caprichoso.

Usu√°rio porque a marca sugere o tipo de consumidor que compra ou usa o produto, ou seja, qualifica as pessoas que consomem azul que torcem para o Caprichoso e vermelho que torcem pro Garantido.

História do Festival

Pra inicio e conversa é necessário sabermos como o Festival começou, assim, podemos identificar e aprender sobre os elementos culturais envoltos nesse tema.

Caix√£o do Caprichoso e do Garantido
Caix√£o do Caprichoso e do Garantido
O Festival de Parintins foi criado em 1966.
O Festival de Parintins foi criado em 1966.

Conta-se que o Bumb√° Garantido, isto √©, a metade ‚Äúvermelha‚ÄĚ do munic√≠pio de Parintins, teve Lindolfo Monteverde como fundador do ‚ÄúBoi‚ÄĚ Garantido. Ainda menino, gostava de ouvir as hist√≥rias que sua av√≥ contava. A que mais lhe encantava, eram as lendas do boi de pano que dan√ßava nas noites de S√£o Jo√£o.

A hist√≥ria permaneceu na imagina√ß√£o de Lindolfo Monteverde, de tal forma, que ele viria a criar uma arma√ß√£o, cobrindo-a com um pano e saindo √†s ruas, brincando com o seu ‚ÄúBoi Bumb√°‚ÄĚ. Isso teria acontecido, h√° muitos anos, na cidade de Parintins.

No ex√©rcito, Lindolfo adoeceu gravemente. Para recuperar a sa√ļde, fez uma promessa a S√£o Jo√£o Batista que, se voltasse a ficar bom, seu ‚ÄúBoi‚ÄĚ jamais deixaria de sair √†s ruas, pelo tempo que ele vivesse. Ele se recuperou e todos os anos, at√© os dias de hoje, os torcedores do ‚ÄúBoi‚ÄĚ se re√ļnem para rezar e festejar.

O Boi Garantido foi criado branco com o cora√ß√£o vermelho. O nome, Garantido, tem algumas vers√Ķes para justific√°-lo. Uma delas deriva das primeiras brigas entre os ‚Äúbrincantes‚ÄĚ (torcedores) de ambos os ‚ÄúBois‚ÄĚ. O chifre do ‚ÄúBoi contr√°rio‚ÄĚ cai e Lindolfo, como bom repentista que era, entoa as palavras: ‚Äúnosso Boi sempre sai inteiro. Isso √© Garantido!‚ÄĚ. A outra vers√£o parte de outro repentista, que desafia: ‚ÄúEste ano, se cuide, que eu vou caprichar no meu ‚ÄúBoi‚ÄĚ. Lindolfo ent√£o retruca: ‚ÄúPois capriche no seu, que eu ‚Äúgaranto‚ÄĚ o meu!‚ÄĚ

Boi Garantido
Boi Garantido

Já no lado azul do município existe o Bumbá Caprichoso, nascido em outubro de 1913, criado pelos irmãos Cid, que mudaram para Parintins com a esperança de começarem uma vida nova.

A coincid√™ncia entre os dois ‚ÄúBois‚ÄĚ acontece na promessa. Na ocasi√£o, os irm√£os fizeram tamb√©m as suas a S√£o Jo√£o Batista. E tiveram seus desejos realizados. E ent√£o cumpriram o prometido: ofereceram um ‚ÄúBoi‚ÄĚ, feito de pano, ao santo.

Jose Furtado Bel√©m, advogado que teria feito carreira pol√≠tica em Parintins, tinha tido a oportunidade de conhecer a dan√ßa do ‚ÄúBoi‚ÄĚ quando estivera em visita a Manaus. Ao encontrar-se com os tr√™s irm√£os da fam√≠lia Cid e saber sobre ‚ÄúBoi‚ÄĚ, gostou da ideia e, juntos criariam o ‚ÄúBoi‚ÄĚ Galante. Mas foi s√≥ em 1925 que um grupo de pessoas se reuniu com o objetivo de fundar um ‚ÄúBoi Bumb√°‚ÄĚ. Um dos presentes, o Coronel Jo√£o Meireles, teria sugerido colocar o nome de Caprichoso ‚Äď ‚ÄúBoi‚ÄĚ que teria visto em Manaus, do qual o coronel seria f√£.

O nome Caprichoso teria um significado intr√≠nseco a ele, isto √©, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade. O sufixo ‚Äúoso‚ÄĚ, significando provido ou cheio de. Quando somados, ‚Äúcapricho‚ÄĚ mais ‚Äúoso‚ÄĚ, poder-se-ia dizer que √© extravagante e primoroso em sua arte.

O ‚ÄúBoi‚ÄĚ Caprichoso contava, inicialmente, com uma marujada, como eram chamados os integrantes da batucada, de 20 pessoas. Os s√≠mbolos da Marujada eram: a Estrela Maior, o Amo e A Vaquejada. Surge ent√£o, o s√≠mbolo do Caprichoso: a estrela azul.

boi Caprichoso
boi Caprichoso

 

Marketing

O que esse história do folclore brasileiro tem a ver com Marketing? Simplesmente tudo…Diferenciação, inovação, marca e embalagem.

Tudo na Ilha Tupinambarana gira em torno das cores azul e vermelho. A identidade visual fica portando definida de modo que faça referência à um ou ao outro, ou em alguns casos, à ambos no mesmo produto.

A quantidade de pessoas e de possibilidades de negócios é fenomenal, sendo que várias empresas personalizam suas marcas para garantir que evento possua sua marca em destaque.

Arquibancada do Caprichoso
Arquibancada do Caprichoso
Arquibancada do Garantido
Arquibancada do Garantido

J√° tinha visto algo assim? Parece estranho? Est√° errado? Nada disso. Trata-se da exposi√ß√£o de uma das muitas marcas presentes no festival folcl√≥rico de Parintins, no Amazonas. √Č a segunda maior festa do Brasil, s√≥ perde para o Carnaval, e envolve toda a regi√£o norte do Pa√≠s.

Dessa forma, por mais estranho que possa parecer, as quest√Ķes culturais falam mais forte. As marcas que tradicionalmente usam cores vermelhas tamb√©m t√™m que adotar o azul como sua segunda cor em Parintins.

 

Marcas Grandes Mudam de Cores

Latinha da Coca-Cola no ritmo dos bumb√°s
Latinha da Coca-Cola no ritmo dos bumb√°s

Segundo Kotler, a embalagem é o conjunto de atividades de projeto e produção do recipiente ou envoltório de um produto. Além de mostrar a forma do produto, destaca como a marca pode ser identificada por determinado nicho de mercado ou atividade.

Em Parintins, quem teve a oportunidade de ver as embalagens azuis e vermelhas que foram adaptadas para o evento que, de tão importante, exige que as principais marcas de varejo se adaptem e produzam produtos adaptados às necessidades, sendo uma importante oportunidade de inovação.

Ao contr√°rio do que um desavisado possa pensar, n√£o se trata de uma influ√™ncia do filme ‚ÄúAvatar‚ÄĚ nas marcas. O motivo √© genuinamente brasileiro. No munic√≠pio de Parintins, no Amazonas, a tradicional disputa entre os bois Garantido e Caprichoso mexe n√£o s√≥ com o cotidiano da cidade, mas tamb√©m com as marcas l√° presentes.

 

Agência do Banco Bradesco com a logo azul chama a atenção em Parintins
Agência do Banco Bradesco com a logo azul chama a atenção em Parintins
O banco Bradesco seguiu a tendência e também possui a marca em azul
O banco Bradesco seguiu a tendência e também possui a marca em azul

 

Embalagens sobre o Festival de Parintins

Para criar uma embalagem, as etapas n√£o s√£o f√°ceis como parecem. No m√≠nimo as 5 condi√ß√Ķes abaixo t√™m que ser seguidas para que empresa consiga avaliar a sua pr√≥pria embalagem, segundo Shimp, no modelo VIAP: Visibilidade, Informa√ß√£o, Apelo Emocional e Praticidade.

Seguem, algumas das embalagens que conseguiram se adequar ao Festival Folcl√≥rico e produziram embalagens “consideradas”.

 

No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins - Latinha da Skol
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins – Latinha da Skol
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Lata de Leite Ninho
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Lata de Leite Ninho
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Latinha da Skol
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Latinha da Skol
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Latinha Kaiser
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Latinha Kaiser
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Promocional Natura
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď Promocional Natura
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď T√™nis Promocional da Adidas
No ritmo do boi bumb√° as marcas mudam de cores em Parintins ‚Äď T√™nis Promocional da Adidas

 

Fontes: 1 2

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