Home Notícias Política Nova legislatura e Wilker Barreto continua presidente da Câmara Municipal de Manaus

Nova legislatura e Wilker Barreto continua presidente da Câmara Municipal de Manaus

5 min - tempo de leitura
9

Manaus – Os vereadores eleitos e reeleitos decidiram com 38 votos favoráveis a permanência de Wilker Barreto (PHS) na presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para o biênio – 2017/2018.

A votação aconteceu ainda na noite deste domingo (1º de janeiro) e teve quase três horas de votação, no plenário Adriano Jorge da Casa Legislativa, após a posse dos 41 vereadores eleitos na última eleição municipal, realizada no Teatro Amazonas.

A eleição à presidência da CMM foi conduzida pelo vereador com mais idade, o professor Gedeão Amorim (PMDB). A vereadora Therezinha Ruiz (DEM) foi quem secretariou os trabalhos. Todos os vereadores compareceram à votação ao novo presidente que teve além de Wilker, os vereadores Marco Antônio Chico Preto (PMN), que obteve dois votos e Joana D’Arc (PR), com apenas o seu próprio voto.

Durante a votação, Barreto teve cinco minutos para discursar e destacou os principais temas tratados em sua gestão, como a questão das discussões do transporte alternativo e executivo, a reforma da Lei Orgânica do Município (Loman), Plano Diretor, entre outros.

“Esta mesma Câmara teve a capacidade de baixar as diárias de vereadores e servidores e, em dois anos, debaixo da pior crise econômica da história da República, tivemos uma Câmara de avanços que construiu estacionamento para os servidores, devolvemos a Mini Vila Olímpica e está 100% digitalizada, foi a mesma que votou 8% de reajuste para os servidores, e é a mesma Mesa Diretora que todos os Poderes do Amazonas sentaram discutindo temas importantes para a cidade de Manaus”, declarou Wilker Barreto.

“Esta Casa está sendo entregue com o seu próprio Habite-se. É a Câmara que tem recomendação ISO 9001 e ISO 14001, e que tem sua própria Brigada de Incêndio, por isso, coloco a minha candidatura para que possamos dar continuidade ao trabalho”, completou Barreto.

Na oportunidade, o candidato Chico Preto defendeu a independência de sua gestão, compromisso e transparência para o crescimento do parlamento. “É hora de fazer política olhando para o povo todos os dias”, ressaltou Chico Preto, que prometeu resgatar os salários dos servidores da CMM em cumprimento ao Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS). “É preciso independência para que o Regimento Interno seja cumprido e da mesma forma a Lei Orgânica do Município (Lomam) e a Constituição sejam atendidos”, continuou o parlamentar.

Por sua vez, Joana D’arc agradeceu a oportunidade, em especial, aos militantes de defesa dos animais, acreditando que uma causa pode ter representatividade e força política. “Hoje a Câmara dá um passo inicial a uma trajetória a partir dos nossos comprometimentos com a população”, destacou a vereadora.

Composição da Mesa Diretora

Na mesma sessão, também foram escolhidos os demais membros para compor a Mesa Diretora da Casa, junto ao presidente Wilker Barreto. Foram eles:

Os vereadores Felipe Souza (PTN), como 1º vice-presidente; 2º vive-presidente, Reizo Castelo Branco (PTB); Fred Mota (PR) como 3º vice-presidente;

Gloria Carrate (PRP) continua como secretária-geral;

Missionário André (PTC) como 1º secretário; Dr. Isaac Tayah (PSDC) como 2º secretário; Carlos Portta (PSB) como 3º secretário;

Everton Assis (DEM) como ouvidor e Diego Afonso (PDT) no cargo de corregedor da CMM.

Correram da votação da eleição dos membros da Mesa Diretora os vereadores Chico Preto, Joana D’Arc e William Abreu (PMN).

 

Vereador Wilker Barreto (PHS) / Foto: Tiago Corrêa - Dircom CMM
Vereador Wilker Barreto (PHS) / Foto: Tiago Corrêa – Dircom CMM

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Dona Rosa, mãe de David Almeida, morre aos 84 anos

Na tarde deste sábado (28), faleceu dona Rosa Almeida, aos 84 anos, mãe do candidato a pre…