Home Entretenimento Curiosidades Novas tecnologias aplicadas ao futebol

Novas tecnologias aplicadas ao futebol

4 min - tempo de leitura
57

Novas tecnologias chegaram ao futebol para ficar. Estamos totalmente na era tecnológica, que teve um impacto no dia a dia de nossas vidas, querendo ou não. Nos últimos 15 anos, o panorama do trabalho, lazer, comunicação, transporte, educação, entrenenimento digital como sites de games que oferecem bônus como o código promocional sportingbet, mudou totalmente … E também no esporte.

Em cada um dos diferentes esportes existentes, a tecnologia teve mais ou menos importância e mais ou menos destaque, dependendo de suas características, natureza e obviamente recursos potenciais e econômicos em todos os seus campos.

No futebol, detectamos especificamente que a tecnologia contribuiu, entre outras, em três facetas interessantes: melhoria e controle condicional, desempenho tático e ajuda e apoio na arbitragem.

Melhoria e controle condicional

A primeira das áreas em que a tecnologia fez um grande progresso e aproximou o futebol da ciência foi em termos de preparação física ou também chamada de condicional.

Nesta área, a tecnologia ajudou muito a profissionalizá-la, ajudando a controlar as cargas de treinamento e fornecendo uma coleta de dados de qualidade que antes era impossível de coletar e precisava ser avaliada a olho nu. Alguns exemplos disso podem ser o GPS que coleta dados sobre rotas, distâncias, velocidades, etc. ou dispositivos com software embutido para fazer avaliações de força, como plataformas de contato, medidores de força, etc.

Desempenho tático

O segundo aspecto relevante em que as novas tecnologias forneceram muitas facilidades e oportunidades está na busca por melhorias no desempenho tático. E da mesma maneira que no treinamento condicional, aqui também encontramos a evolução no nível do software a nivel de gadgets.

Hoje, quanto ao software, temos muitas ferramentas à nossa disposição que facilitam muito para analisar uma equipe ou um jogador. Plataformas para obter recursos como o Wyscout, onde podemos encontrar o jogo travado e marcado em hd algumas horas após o fim da partida, ou aplicativos como o Longomatch, que nos permitem criar painéis de análise e trabalhar com esses vídeos com grande facilidade para obter algumas conclusões e avaliações táticas.

Ajuda e suporte na arbitragem

Por fim, é importante enfatizar também o papel que as novas tecnologias têm na evolução do esporte em si e como ele é arbitrado, por exemplo, no futebol. Já sabemos que, embora haja progresso nesses aspectos, sempre gerará controvérsia de um tipo ou de outro, mas a verdade é que os árbitros estão encantados com sistemas como o VAR, ou o olho do falcão por “gols fantasmas”, que facilitam muito seu trabalho e tornam o futebol um esporte mais justo, evitando erros graves que podem afetar fortemente o resultado de uma partida.

Novas tecnologias aplicadas ao futebol
Novas tecnologias aplicadas ao futebol

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Curiosidades

Deixe uma resposta

Leia Também

Tefé foi o município com maior número de metas alcançadas do PQA-VS do Ministério da Saúde

A cidade de Tefé, distante 522 km, de Manaus receberá o repasse de R$ 89.064,24 do Ministé…