Nove pacientes transferidos por meio da “Operação Gratidão” receberam alta nesta quarta-feira (31/03) - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Amazonas

Nove pacientes transferidos por meio da “Operação Gratidão” receberam alta nesta quarta-feira (31/03)

Publicado

no

Grupo formado por pacientes de Rondônia, totalmente recuperados da Covid-19, retornou para o estado nesta quarta-feira.

Um grupo formado por nove pacientes que haviam sido transferidos de Rondônia para o Amazonas, por meio da Operação Gratidão, recebeu alta no fim da tarde desta quarta-feira (31/03), do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, situado no bairro Santa Etelvina, zona Norte de Manaus. Até o momento, são 27 pacientes recuperados, de um total de 48 transferidos, por meio da ação do Governo do Estado.

A recuperação em solo amazonense trouxe esperança ao paciente Daniel Céspedes, internado na unidade de saúde referência no tratamento da Covid-19 no estado, desde o dia 26 deste mês. Livre do vírus, restou ao rondoniense apenas a gratidão ao estado vizinho, onde disse ter se sentido bem acolhido e tratado, diferente do que imaginou no ápice da angústia contra a doença.

LEIA TAMBÉM  Governo do Amazonas entregará roçadeiras, geradores de energia e casas de farinhas em plano para impulsionar produção rural no Alto Rio Negro

“Eu não queria vir para cá, mas no último momento, eu disse ‘agora, eu vou’. Eu acreditei e graças a Deus, a equipe e todos são fantásticos, maravilha”, comemorou o paciente recuperado.

Retorno – Após a alta, os pacientes foram conduzidos até o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de onde embarcaram com destino a Porto Velho (RO). Todo o procedimento foi assistido por uma equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do Ministério da Saúde, que auxiliou os pacientes durante o retorno para casa.

Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Na ocasião, foram entregues ao grupo kits produzidos pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), com produtos regionais, como uma forma de celebrar a união interestadual. Empolgado com o retorno para a casa, o jovem Domingos Trindade revela que passou por momentos difíceis na batalha contra a Covid-19, mas que a assistência dos profissionais no Amazonas foi fundamental para a vitória.

LEIA TAMBÉM  Concurso TJAM 8ª Sub-região exige inscrição presencial

“Só tenho a agradecer ao Governo do Amazonas pelo tratamento que me deram e estou indo muito feliz pra minha casa”, celebra o paciente que revela seu maior desejo ao retornar para casa. “Abraçar minha filha de dois anos. Muitas saudades. Desde a minha primeira internação, lá no meu estado, já tem 19 dias que eu estou em hospital, então a saudade de casa está bem grande”, diz.

LEIA TAMBÉM  Acabaram de chegar mais 17.550 doses de vacinas contra a Covid-19, do tipo Pfizer/BioNtech no Amazonas

Suspensão – A “Operação Gratidão” permitiu que o Amazonas recebesse, em 15 dias, 48 pacientes de Rondônia e do Acre, dos quais 27 já se recuperam e tiveram alta do Hospital Delphina Aziz, para onde são encaminhados. Com o risco de desabastecimento dos medicamentos do kit intubação, a recepção de pacientes pela operação será suspensa.

FOTOS: Lucas Silva / Secom

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Confira as últimas notícias do TCE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações