Novo pedido Impeachment contra Wilson Lima e vice Carlos Almeida é apresentado por improbidade - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Política

Novo pedido Impeachment contra Wilson Lima e vice Carlos Almeida é apresentado por improbidade

Publicado

no

Após revelações de depoimentos no âmbito da Operação Sangria 2, em outubro, apontando a participação direta do governador do Estado, Wilson Lima (PSC) na compra superfaturada de respiradores para pacientes de Covid-19, o presidente do Conselho Regional de Administração do Amazonas (CRA-AM), Inácio Guedes Borges, e o presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM), Francisco de Assis Mourão Junior ingressaram, nesta terça-feira (17), com uma denúncia com pedido de impeachment do governador na Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Governador do Amazonas, Wilson Lima, e vice, Carlos Almeida- Imagem: Divulgação

A informação foi publicada nesta quarta-feira pelo jornal Diário do Amazonas. O presidente do Corecon, Francisco Mourão Junior, disse que a denúncia apresentada terça-feira, reforça outro pedido de impeachment protocolado em maio. “Acrescentamos novas informações reveladas com a deflagração da Operação Sangria 2, em outubro”, explicou.

LEIA TAMBÉM  Decisão judicial reforça necessidade de medidas para que terceirizados da saúde recebam salários, afirma Wilson Lima

Com base nas declarações, os representes dos conselhos defendem o afastamento do chefe do Executivo. “É incontestável os fatos apresentados e a permanência do governador no cargo de Chefe do Executivo Estadual do Amazonas é algo impensável e insustentável mediante todas as acusações e provas. O Amazonas agoniza na mão de gestores corruptos, inescrupulosos. Os cidadãos desta terra não conseguem mais conviver com tamanha falta de seriedade, honestidade e comprometimento”, afirmam no documento.

O pedido de impeachment de Wilson Lima cita o depoimento dado ao delegado da Polícia Federal (PF) Alexandre Montenegro de Albuquerque, da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, pelo ex-secretário Rodrigo Tobias, revelando que, em 3 de abril (à noite), ele se encontrou com o governador no Aeroporto de Manaus para receber uma carga de respiradores vindo do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM  Marcelo Ramos vai construir Parques da Juventude com centros culturais

O CRA-AM e o Corecon pedem a instauração do processo de impeachment do governador em razão da “farta comprovação da prática de crime de responsabilidade e improbidade administrativa”.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

“Ao final, sendo respeitado o amplo direito de defesa e contraditório, que seja o Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima condenado, politicamente, sendo declarado seu necessário impeachment para continuar exercendo a Chefia do Executivo do Estado do Amazonas, reconhecendo-se, assim, os comprovados motivos apontados nesta inicial, para o efeito de colocar fim a situação caótica, vexatória, vergonhosa em que se encontra o Estado que deixa todos os cidadãos descrentes em relação aos poderes que regem a Republica Brasileira, que a tão sonhada justiça seja feita e que o Estado do Amazonas saia da lama em que está afundado e que essa Casa, que representa os anseios da população do Amazonas, possa dar a resposta que a sociedade espera!”, diz o documento.

LEIA TAMBÉM  Wilson Lima lança novo programa para levar água potável a comunidades do interior do Amazonas

Em agosto, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE) arquivou, por 12 votos a favor, 6 votos contra e 5 abstenções o pedido de impeachment do governador do Estado Wilson Lima (PSC) e do vice-governador Carlos Almeida Filho. Um parlamentar não participou da sessão.

Votaram CONTRA O IMPEACHMENT:

Abdala Fraxe

Adjuto Afonso

Dr. Gomes

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Alessandra Campelo

Augusto Ferraz

Belarmino Lins

Cabo Maciel

Carlinhos Bessa

Joana Darc

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Roberto Cidade

Saulo Vianna

Terezinha Ruiz

Votaram a FAVOR DO IMPEACHMENT:

Alvaro Campelo

Dermilson Chagas

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Josué Neto

Serafim Corrêa

Wilker Barreto

Delegado Péricles

Se ABSTIVERAM DE VOTAR:

Fausto Junior

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Felipe Souza

João Luiz

Sinésio Campos

Ricardo Nicolau

AUSENTE:

Mayara Pinheiro

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Fonte: 18horas.com.br

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações