O dia mais quente dos últimos 90 anos

1236

Manaus – Manaus registrou, entre às 13h e 14h, desta segunda-feira, a temperatura mais alta dos últimos 90 anos. Os termômetros marcaram 38,9ºC, segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Gustavo Ribeiro.

A temperatura do ar de 38,9ºC é a maior desde 1925, quando iniciaram as medições pelo Inmet e pode ser superada ainda neste ano, de acordo com Ribeiro. “Não há previsão de chuvas para os próximos dias e as máximas temperaturas devem ficar entre os 35ºC e 37°C”, afirmou.

Manaus registra temperatura recordedos últimos 90 anos
Manaus registra temperatura recordedos últimos 90 anos

Classificadas por Ribeiro como normais para o período, as altas temperaturas registradas, nos últimos dias em Manaus são reflexo da estação seca ou menos chuvosa pela qual a cidade vem passando.

“É normal registrarmos pouca chuva no período. Porém, este ano, estamos sob o efeito do fenômeno climático conhecido como El Niño, que é o aquecimento anômalo das águas superficiais e sub-superficiais na região Equatorial do Oceano Pacífico, que causa uma modificação da circulação dos ventos, dificultando a formação de nuvens em grande parte da região amazônica. Com isso mais radiação solar chega a superfície terrestre e mais elevadas temperaturas do ar são registradas”, afirma o meteorologista.

A previsão é de que as temperaturas fiquem mais amenas somente a partir de dezembro, quando inicia o período chuvoso.

Recordes sucessivos

O dia mais quente, até agora, tinha sido registrado em Manaus, no último dia 13 de setembro. De acordo com dados da Estação Automática do Inmet, os termômetros alcançaram, naquele dia, 38,6°C, com a temperatura ficando 0,3°C acima da máxima absoluta já registrada, na capital, de 38,3°C, até então, que ocorreu em 30 de setembro de 2010, conforme a série histórica do Inmet.

Na época, os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) Deydila Bonfim e Lucas Mendes, também apontaram a presença do fenômeno El Niño como um dos fatores que vinha favorecendo a ocorrência de temperaturas elevadas de 1°C a 2°C, acima da média e acentuando os padrões de calor e seca já esperados durante o período.

Com as altas temperaturas registradas na capital, até os shoppings centers estão sendo utilizados como refúgio para quem quer amenizar o calor em um ambiente climatizado, sem ter aquela surpresa desagradável na conta de energia no fim do mês.

Manaus registra temperatura recordedos últimos 90 anos
Manaus registra temperatura recordedos últimos 90 anos

Fonte : D24AM

Comentários

comentários

Loading...