O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, nos contou um pouco sobre o Turismo da primeira capital do Amazonas

244

Em entrevista exclusiva ao portal do No Amazonas é Assim, no sábado (24 de junho), durante o Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques , o prefeito de Barcelos, Edson Mendes (PSB), contou sobre o turismo religioso, o turismo da pesca esportiva e sobretudo, o turismo de verão. Além disso, Mendes nos contou um pouco sobre seus planos para a gestão do município ao longo dos próximos 3 anos e meio, além de revelar que Barcelos possui praias para todos os gostos e preferências.

O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, nos contou um pouco sobre o Turismo da primeira capital do Amazonas
O prefeito de Barcelos, Edson Mendes, nos contou um pouco sobre o Turismo da primeira capital do Amazonas

Confira a entrevista :

Redação:  Edson, gostaríamos de parabenizá-lo por estar a frente do stand da Cidade de Barcelos neste Festival de Turismo e gostaria que você contasse para nossos leitores quais são os principais pontos fortes turísticos de Barcelos?

Loading...

Edson Mendes: Quero, em primeiro lugar, agradecer a oportunidade que vocês estão nos concedendo e parabenizo a iniciativa de vocês em abrir as portas para nós. Barcelos, do ponto de vista turístico, tem um viés fundamental. Barcelos é destino turístico em vários seguimentos como o turismo religioso, com a Festa de Santo Alberto que vai acontecer agora em agosto na comunidade Carvoeiro, que é uma festa tradicional e centenária.

Nós temos o turismo da pesca esportiva, e a nossa intenção é tornar Barcelos a capital internacional da pesca esportiva, cuja temporada se inicia agora em setembro e se estende até fevereiro. E nós temos um aporte de turistas da Europa, dos Estados Unidos, do Brasil inteiro que aportam em Barcelos para pescar o nosso tucunaré e isso movimenta aí em torno de 5 a 8 mil pessoas do mundo inteiro.

Redação: Além disso, Barcelos é notória por suas centenas de atrativos naturais de encher os olhos e por diversas vezes já foi matéria de grandes emissoras, certo ?

Edson Mendes:  Isso mesmo! Barcelos é também notabilizada por ter a maior queda d’agua do Brasil, a cachoeira do Aracá, que fica no Rio Aracá. Nós temos o maior arquipélago fluvial do mundo com mais de 700 ilhas que nos permite no período de praias, que vai de setembro a março, termos um número muito grande de pessoas em busca de turismo de lazer e  nós temos alí praias para todos os gostos e preferências.

Quem busca descanso também ficará encantado com Barcelos, sobretudo após prestigiar nossa culinária nativa, que é muito boa.

Redação: Como andam os preparativos para o Festival de Verão de Barcelos e o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, dois eventos bastantes conhecidos da cidade de Barcelos?

Edson Mendes: Quero adiantar em primeira mão para vocês, que além desses dois eventos já consolidados em nosso calendário, nós temos aí uma previsão de outubro a novembro de patrocinar o Campeonato de Pesca Esportiva.

Sobre o Festival de Verão, nós já estamos em vias de planejamento, ele deverá ocorrer no no período de praias na cidade e todo esse movimento vai culminar com o nosso principal evento turístico que é o Festival do Peixe Ornamental, que acontece todos os anos no último final de semana de Janeiro e que em 2018, estará na sua 24ª edição. Vale ressaltar que o planejamento e as ações já estarão sendo efetivadas a partir de agosto de 2017, com a gravação de CD e organização de eventos em Manaus com a comunidade barcelense e cada vez mais, profissionalizar este festival, porque nós entendemos que a partir dele , nós teremos cada vez mais subsídio e propriedade para participar de festivais como esses, a primeira amostra aqui que está sendo maravilhosa.

Redação:  Barcelos por ter sido a primeira capital do Estado do Amazonas tem algum atrativo na questão de Turismo Histórico/Arqueológico?

Edson Mendes: Barcelos é a primeira capital do Amazonas, uma cidade com letra maiúscula e inclusive, sobre esse assunto sempre estão sendo descobertas cerâmicas, fragmentos de arquitetura, ou seja, achados arqueológicos daquele tempo em que Barcelos era a primeira capital do nosso Estado. Nós estamos nos organizando para oferecer o melhor e mais completo destino turístico do Amazonas.  O que acontece, é que nós estamos apenas há 6 meses no governo e fomos eleitos pela oposição, nós temos, claro, todo o interesse em trabalhar com o turismo etnológico, e fazer circuitos da farinha, em que os comunitários e indígenas, possam receber os turistas e ali descobrir como se produz a varinha e os derivados, como exemplo, a tapioca, o beiju, o caxiri, enfim, iremos fazer uma série de intervenções que fará Barcelos como uma das principais cidades do Amazonas, não somente para o turismo, mas para todo o cenário sócio-econômico-político do Estado do Amazonas

Redação:  Dá pra se analisar que você tem feito muito para quem acabou de assumir uma cidade tão importante e estratégica para o Amazonas, como você autoavalia sua administração municipal até o momento?

Prefeito de Barcelos Edson Mendes / Foto : Frank Garcia - portal Barcelos na Net
Prefeito de Barcelos Edson Mendes / Foto : Frank Garcia – portal Barcelos na Net

Edson Mendes:  Eu não me sinto muito confortável para falar sobre isso, eu prefiro que o povo fale, mas posso lhe garantir uma coisa, nós estamos trabalhando muito.

  • Organizamos as finanças do município
  • Promovemos um calendário de pagamento em que o servidor público já sabe o dia que irá receber até dezembro deste ano;
  • Estamos quitando débitos da gestão anterior juntos ao governo estadual e federal;
  • Trabalhamos com o resgate das nossas raízes culturais  realizando um festival para ninguém botar defeito e ano que vem será melhor;
  • Nós conseguimos regionalizar a nossa merenda escolar, nós ampliamos o atendimento da saúde em Barcelos triplicando a contratação de médicos e quase quadruplicando a contratação de enfermeiros;
  • Reeditamos equipes para trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde – UBS;
  • Estamos estudando agora o Processo Seletivo para democratizar o acesso das pessoas ao cargo público;
  • E dentro das medidas para o futuro, trabalhar um problema sério que é o desemprego. Queremos atrair investimentos que gerem emprego e renda para as pessoas

Essas são algumas das ações que executamos e que estamos trabalhando sempre para aperfeiçoar, e também, não posso deixar de destacar os esforços que estamos fazendo para darmos uma melhor infraestrutura para os barcelenses.

O Governo do Estado já sinalizou que vai nos ajudar com a operação Tapa-Buraco e em toda a pavimentação da malha rodoviária da nossa cidade.

Redação:  Para chegar em Barcelos só por barco e avião, correro?

Edson Mendes: Para chegar em Barcelos se chega apenas desses dois modos, de barco e de avião. Nós temos barcos recreios e barcos a jato. Os barcos regionais (recreios) saem de Manaus na segunda, terça, quarta e sexta. E aviões na época da pesca.

Redação: Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o prefeito de Barcelos Edson Mendes. Agradecemos sua participação no portal No Amazonas é Assim e antes de finalizarmos, gostaria que você deixasse um convite para nossos leitores visitarem Barcelos e nos dissesse como você analisa a participação do próprio prefeito em eventos como esse?

Edson Mendes: A participação do Prefeito é fundamental em qualquer fórum que Barcelos esteja atuando. Seja na cidade, seja na capital, seja em Brasília, seja em eventos internacionais ou interestaduais, porque eu entendo que o Prefeito é aquele líder que precisa efetivamente puxar para si a responsabilidade de encaminhar, organizar e dirigir todos os processos que estejam imbricados com os interesses da cidade por conseguinte do povo barcelense.

E gostaria de convidar todos os leitores do portal No Amazonas é Assim para que visitem Barcelos. Se Navegar é preciso, então faça um deslumbrante passeio de barco, navegando pelo pelos rios de águas escuras da bacia do rio Negro, cruzando paisagens espetaculares, com cenários de rara beleza, inusitadas e belíssimas atrações. O que mais atrai as pessoas para Barcelos são as belezas naturais, as praias, as águas geladas do Rio Negro.

Prefeito de Barcelos Edson Mendes / Foto : Frank Garcia - portal Barcelos na Net
Prefeito de Barcelos Edson Mendes / Foto : Frank Garcia – portal Barcelos na Net

Comentários

comentários