O que aconteceu na inauguração do Teatro Amazonas

1817

Sempre que leio essa história fico pensando como eramos mesquinhos, ou talvez ainda sejamos, porém negamos. Essa história aqui está relatada por um dos maiores estudiosos do Teatro Amazonas o Rogel Samuel.

Segundo o que nos conta a hist√≥ria, no dia 31 de dezembro de 1896 o Teatro Amazonas foi inaugurado, e para essa grande festa a √≥pera apresentada era a √≥pera italiana ‚ÄúLa Gioconda‚ÄĚ, de Amilcare Ponchielli, sob a reg√™ncia do maestro brasileiro Joaquim de Carvalho Franco, que foi diretor da Academia Amazonense de Belas Artes.

Carvalho Franco (a esquerda) nasceu em Campinas, em 1858/59 e faleceu em Manaus em 1927, onde se estabeleceu. Está enterrado no cemitério de São João Batista. __ Amilcare Ponchielli (a direita) nasceu em 31 de Agosto de 1834 e faleceu em 17 de Janeiro de 1886. Foi um compositor italiano de óperas.
Carvalho Franco (a esquerda) nasceu em Campinas, em 1858/59 e faleceu em Manaus em 1927, onde se estabeleceu. Está enterrado no cemitério de São João Batista.
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Amilcare Ponchielli (a direita) nasceu em 31 de Agosto de 1834 e faleceu em 17 de Janeiro de 1886. Foi um compositor italiano de óperas.

‚ÄúLa Gioconda‚ÄĚ era uma novidade. Em 1896. Sua estr√©ia mundial fora em 1876, com grande sucesso. A √ļnica das composi√ß√Ķes de Ponchielli (1834-1886) a ter sucesso e a manter-se no repert√≥rio dos teatros at√© hoje. Estreou no Teatro alla Scala de Mil√£o, em 08 de abril de 1876 e Ponchielli revisou a obra pelo menos tr√™s vezes at√© o final da vida.

O Teatro alla Scala (ou La Scala), em Milão, Itália, é uma das mais famosas casas de ópera do mundo.

Teatro Alla Scala Visto por Fora / Foto: Divulgação / Expo 2015 Teatro Alla Scala Vistro por Dentro / Foto: Divulgação / EyeStylist Teatro Amazonas Visto por Fora / Foto: Divulgação/ Governo do Amazonas Teatro Amazonas Visto por Dentro / Foto: Emanuel Pires Corrêa
Teatro Alla Scala Visto por Fora / Foto: Divulgação / Expo 2015
Teatro Alla Scala Vistro por Dentro / Foto: Divulgação / EyeStylist
Teatro Amazonas Visto por Fora / Foto: Divulgação/ Governo do Amazonas
Teatro Amazonas Visto por Dentro / Foto: Emanuel Pires Corrêa

‚ÄúLa Gioconda‚ÄĚ est√° na transi√ß√£o entre o romantismo e o realismo, reunindo elementos dos dois. Estilo de ‚Äúgrand-opera‚ÄĚ francesa, carregada de melodrama, a ambienta√ß√£o ex√≥tica, com um bal√© no meio do espet√°culo ‚Äď a conhecida ‚ÄúDan√ßa das Horas‚ÄĚ, imortalizada por Walt Disney.

A √≥pera revela grandiosidade, cen√°rios luxuosos, efeitos de cena, como o inc√™ndio do segundo ato, grandes n√ļmero de coro, orquestra√ß√£o densa. Exige um elenco de 12 cantores, seis dos quais podem ser considerados principais, com pelo menos uma grande √°ria para cada um deles.

Mas ‚ÄúLa Gioconda‚ÄĚ √© precursora da escola realista da √≥pera italiana, com o vil√£o Barnaba, teatral, mais declamado do que cantado, e a violenta cena final, quando a protagonista comete suic√≠dio num ato de extremo desespero.

O libreto é de Arrigo Boito, um dos artistas que fizeram a renovação do gênero. Mas Boito não acreditou no sucesso da ópera, e preferiu assinar com um anagrama, Tobia Gorrio.

O soprano que interpretar Gioconda tem as partes mais difíceis do espetáculo, cheio de recursos emotivos, alternando sentimentos de ternura, amor, ódio e desespero. O soprano canta exaustivamente nos três primeiros atos, antes de enfrentar o fim, no mais extremo esforço cênico e vocal, quando está dentro de um palácio em ruínas e prefere suicidar-se a ser morta.

√Č uma √≥pera cara, dif√≠cil.

A Gioconda de Manaus era L√≠bia Drog, soprano dram√°tica. Ela era uma italiana bel√≠ssima, cotada na It√°lia, na Espanha e em S√£o Petesburgo. Mas ficou famosa porque no Metrop√≥litan Opera House, em novembro de 1894, na √≥pera Guillermo Tell, esqueceu o texto da √°ria de Matilde ‚Äď Selva opaca – pondo em perigo toda a fun√ß√£o.

Mas em Manaus ela teve uma atuação impecável.

A multidão que assistia do lado de fora a entrada dos convidados à inauguração viu chegar Raul de Azevedo e sua esposa, Sara. O casal ficou a passear nos jardins do teatro antes de entrar, pois o escritor aproveitou para fumar.

A seguir apareceram Afonso de Carvalho, a esposa e alguns amigos. Era um grupo animado. Entraram logo.

Logo veio Joaquim Cardoso Ramalho Junior, com o filho (a esposa adoentada n√£o veio). Mas quando apareceu Erico de Aguiar Pican√ßo todas as pessoas que assistiam a entrada exclamaram um ‚Äúoh!‚ÄĚ de surpresa e admira√ß√£o, pois Esmeralda Pican√ßo portava as suas famosas esmeraldas: era um colar e brincos de esmeraldas e diamantes famosos na alta sociedade manauara, real√ßados pelo belo pesco√ßo e o vestido de seda preta de sua dona. O vestido n√£o tinha nenhum bordado nem enfeite. As esmeraldas e brilhantes iluminaram a entrada.

E assim foram chegando os convidados, que era elite do Norte do Brasil. Um dos √ļltimos a chegar foi o Governador Fileto Pires Ferreira, com a esposa. E o √ļltimo o ex-governador Eduardo Gon√ßalves Ribeiro, aplaudido pelo povo que estava na rua, desprezado pelos convidados de dentro. Eduardo Ribeiro, como sempre, veio com uniforme militar, acompanhado por dois soldados. Entrou rapidamente, atravessou o hall sem cumprimentar ningu√©m, subiu as escadarias com velocidade e sumiu no camarote. Os dois soldados n√£o entraram, ficaram de guarda, na porta.

Ex-governadores do Amazonas: Fileto Pires e Eduardo Ribeiro
Ex-governadores do Amazonas: Fileto Pires e Eduardo Ribeiro

O Teatro ainda n√£o estava totalmente pronto. No ‚ÄúSal√£o Nobre‚ÄĚ, em ta√ßas de cristal, servia-se o espumante La Grand Dame Veuve Clicquo. E se fazia pol√≠tica, conspirava-se. Conspirava-se contra o Governador Fileto Pires Ferreira, que j√° estava no camarote do Governo, conspirava-se contra Eduardo Ribeiro, que se escondera na penumbra. Em sussurros, no p√© do ouvido, algumas figuras diziam: ‚Äú- Fileto vai viajar para Paris…‚ÄĚ

РAgora que Fileto e o negro estão rompidos é hora de agir, disse o outro.

No in√≠cio do espet√°culo falou o Governador Fileto Pires Ferreira, do alto do seu camarote central. Grande orador, inflamado, de improviso, inaugurou o Teatro. Seu discurso foi recebido friamente pela elite que j√° conspirava contra ele. E embora tivesse de rela√ß√Ķes rompidas com o ex-governador, anunciou:

РTemos a satisfação de ver entre nós o grande realizador da obra, o construtor deste imponente Teatro, o Governador Eduardo Ribeiro.

Neste momento irrompeu uma grande vaia, vinda de todos os lados.

E mais tarde, no meio da √≥pera, na ‚ÄúDan√ßa das horas‚ÄĚ, ouviu-se algu√©m gritar:

– √Č preciso eliminar o negro! ‚Äď e uma gargalhada geral.

Eduardo Ribeiro naquele momento se retirou e nunca mais voltou ao teatro.

O Teatro Amazonas surgiu, no papel, em 1881, mas só no final de 1884, foram iniciadas as obras de alicerce da edificação. Por conta de desentendimentos em relação aos contratos de construção, a obra ficou paralisada e somente em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas foi inaugurado.
O Teatro Amazonas surgiu, no papel, em 1881, mas só no final de 1884, foram iniciadas as obras de alicerce da edificação. Por conta de desentendimentos em relação aos contratos de construção, a obra ficou paralisada e somente em 31 de dezembro de 1896, o Teatro Amazonas foi inaugurado.

por : Rogel Samuel

 

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Carreguei o v√≠deo a √≥pera “La Gioconda”, o v√≠deo tem dura√ß√£o de 10 minutos e √© somente o Ato 3 (Dan√ßa das Horas).

Ficha Técnica
La Gioconda ( A Mulher Feliz )

√ďpera de Amilcare Ponchielli
Libreto de Arrigo Bo√Įto
Baseada em Angelo, tyran de Padoue de Victor Hugo
Ambientada na Veneza do Século XVII.
Estréia no Teatro alla Scala de Milão, na noite de 08 de abril de 1876
√ďpera de estreia do Teatro Amazonas em Manaus no dia 31 de dezembro de 1896
Ato 3 РDança da Horas (Danza delle Ore)
Coreografia de Victoria Lyras
Apresentado em maio de 2008 na Catedral do Rito Escocês, Indianapolis, IN

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