O que ninguém te conta sobre o Mapinguari

2427

Um dos maiores mitos que existe na Amaz√īnia √© sobre o Mapinguari. Dizem ser uma criatura grande, com um √ļnico olho e no lugar da barriga uma enorme boca pra devorar todos. Por√©m, o que ningu√©m te conta sobre o Mapinguari √© que ele existiu de fato e √© poss√≠vel que ainda possa existir, visto que um exemplar chegou a ser capturado em fita no final do s√©culo passado.

As hist√≥rias sobre o Mapinguari n√£o s√£o mais parte de contos de fic√ß√£o e nem mais pertencem ao imagin√°rio popular. Esse monstro gigante, de pelos castanhos, de apetite voraz e que se escondeu por muito tempo na densa e selvagem Floresta Amaz√īnica, finalmente foi revelado.

√Č com muito entusiasmo e surpresa que os paleont√≥logos recebem essa not√≠cia! Agora fora do escopo da Criptozoologia, a criatura provou ser, na verdade, um indiv√≠duo ainda vivo de pregui√ßa-gigante: uma nova esp√©cie, provavelmente aparentada ao g√™nero extinto Eremotherium

A Lenda amaz√īnica do Mapinguari
A Lenda amaz√īnica do Mapinguari

O animal encontrado tem cerca de 6 metros de comprimento e é um gigante frente aos seus conhecidos parentes atuais, as preguiças-arborícolas.

O at√© ent√£o desacreditado criptozo√≥logo norte-americano, Robert O‚ÄôNeil, foi quem fez a descoberta. H√° 10 anos ele tem pesquisado vest√≠gios desse animal pela Floresta Amaz√īnica e foi em mar√ßo deste ano, que tirou a sorte grande.

Ele já reunia uma considerável coleção de fezes, pelos e pegadas, mas não tinha nenhuma evidência fotográfica ou filmagem.

Capturado em 2 fotografias feitas por uma ‚Äúc√Ęmera-armadilha‚ÄĚ noturna, o animal provou ser realmente o que o iminente paleont√≥logo Florentino Ameghino previu ainda no final do s√©culo XIX: um f√≥ssil-vivo!

O Mapinguari não é mais uma lenda
O Mapinguari não é mais uma lenda

Programa da National Geographic de 2010 também chegou a realizar buscas ao Mapinguari. Os resultados, na época, foram intrigantes.

Os contornos do animal s√£o claros nas imagens e parte de sua anatomia ‚Äď j√° conhecida por meio de f√≥sseis ‚Äď p√īde ser claramente descrita. Bob O‚ÄôNeil chegou inclusive a propor um nome para nova esp√©cie: Mapinguari amazonicus. A not√≠cia est√° sendo destaque nos jornais de not√≠cia do mundo todo, mas o artigo oficial encontra-se ainda in press na revista Science‚Ķ O que pode causar problemas para Bob e seus colaboradores nos termos do peri√≥dico norte-americano. Os autores afirmam que n√£o sabem como a not√≠cia e as fotos vazaram para o p√ļblico.

 

A descoberta desse animal leva os pesquisadores a crer que uma popula√ß√£o relicta desses animais possa ainda estar completamente preservada nas entranhas da Floresta Amaz√īnica.

Assim como aconteceu com o Celacanto (um tipo de peixe de nadadeiras lobadas), encontrado vivo depois de dado como extinto h√° centenas de milh√Ķes de anos, esse novo animal oferece uma oportunidade √ļnica aos paleont√≥logos do mundo todo: conhecer mais sobre a biologia de um grupo dado como extinto ainda no final da √ļltima glacia√ß√£o Plesitoc√™nica (h√° 11.000 anos). Que outros segredos a Amaz√īnia n√£o h√° de guardar?

Lenda do Mapinguari / Ilustração Ikarow / Reprodução Instagram
Lenda do Mapinguari / Ilustração Ikarow / Reprodução Instagram

Coment√°rios

Receba nossas atualização no seu e-mail: