Oficina – Competências para a vida, adolescentes e jovens pelos seus direitos - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

Manaus

Oficina – Competências para a vida, adolescentes e jovens pelos seus direitos

Publicado

no

Acontece em Manaus nos dias 17 e 18 de março, de 9h às 16h, no auditório do Sindicato dos Petroleiros (SINDIPETRO, Rua Bernardo Ramos. N. 186, Centro) a Oficina “competências para a vida, adolescentes e jovens pelos seus direitos“, que contará com a participação de mais de 50 pessoas que representam instituições, escolas e movimentos sociais que atuam pelos direitos dos adolescentes e jovens no Estado do Amazonas .
Oficina - Competências para a vida, adolescentes e jovens pelos seus direitos

Oficina – Competências para a vida, adolescentes e jovens pelos seus direitos


Na oficina que é direcionada para adolescentes e jovens, serão debatidos assuntos pertinentes relacionados a questão da violação de direitos. Líderes de juventude de vários seguimentos serão os educadores que atuarão em temas como: estatuto da criança e do adolescente; estatuto da juventude; políticas públicas; controle social e comunicação.
O encontro terá a participação da representação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) escritório em Manaus, representantes do Poder Executivo Estadual e Municipal, Poder Judiciário e Ministério Público.
A oficina faz parte do Projeto Kurumim e kunhatai, que é uma parceria do Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (IAJA) com o UNICEF para estimular adolescentes e jovens com práticas que viabilizem a permanência em seus espaços, com a afirmação de suas identidades e construção de instrumentos de luta por políticas públicas que atendam suas necessidades específicas e gerais. O Projeto busca emancipar e empoderar os adolescentes e jovens por meio da sensibilização, mobilização e qualificação.
As atividades estão voltadas para o desenvolvimento de competências para a vida e para o exercício da cidadania, fomentando a participação de adolescentes e jovens nos espaços de discussão sobre seus direitos. O Projeto também trabalha com ações de informação e comunicação. Busca ainda identificar os potenciais deste público e, com isso, desenvolve formação específica, visando criar estratégias e ferramentas para a realização de direitos.
O Projeto é realizado nas cidades de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR).
Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia
O Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (IAJA) é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos, que desenvolve ações voltadas para adolescentes e jovens na Amazônia.
Liderada por jovens, a organização tem como missão contribuir para uma nova perspectiva de futuro para adolescentes e jovens, através do protagonismo juvenil com inclusão social, ambiental e cultural. E tem como visão ser referência na formulação de políticas públicas na região amazônica, desenvolvendo processos formativos capazes de oportunizar mudanças na realidade e na execução do protagonismo juvenil, fortalecendo a cidadania no seu meio social e cultural.
O IAJA atua na formação de adolescentes e jovens, no fortalecimento das políticas públicas existentes; na formulação de políticas direcionadas; na criação de iniciativas de preservação ambiental; na luta pela equidade nas relações de gênero, geração e etnia.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está presente no Brasil há mais de 60 anos, sempre liderando e apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência. O UNICEF esteve presente nas grandes campanhas de imunização e aleitamento materno, na mobilização que resultou na aprovação do artigo 227 da Constituição Federal, na grande articulação pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, no movimento pelo acesso universal à educação e nos programas de combate ao trabalho infantil.
O UNICEF também está presente nas iniciativas por uma vida melhor para crianças e adolescentes nas regiões onde as desigualdades sociais permanecem mais agudas: o Semiárido, a Amazônia Legal Brasileira e as comunidades urbanas das grandes metrópoles.
Para o período 2012-2016, o UNICEF espera contribuir com estratégias para que o Brasil alcance a universalização dos direitos das crianças e adolescentes.
LEIA TAMBÉM  Sepror e Sepa reúnem e discutem melhorias com exportadores de peixes ornamentais do Amazonas

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Notícias da ALE-AM

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações