Oito municípios decretaram situação de emergência por conta das cheias, no Amazonas

103

A Defesa Civil do Amazonas informou que os municípios de Guajará, Ipixuna, Itamarati e Eirunepé, na calha do Juruá, bem como o município de Boca do Acre e Pauini, na calha do Purus, e Humaitá e Novo Aripuanã, na Calha do Madeira, se encontram em situação de emergência.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O √≥rg√£o enviou na √ļltima sexta-feira (08) uma equipe aos munic√≠pios de Guajar√°, Ipixuna, Itamarati e Eirunep√© na calha do Juru√°. Com intuito de realizarem visitas t√©cnicas, reuni√Ķes com os gestores municipais e ofertar apoio aos coordenadores visando o fortalecimento das a√ß√Ķes.

A Coordenadoria T√©cnica de Articula√ß√£o analisa a situa√ß√£o de emerg√™ncia ou de estado de calamidade p√ļblica averiguando as informa√ß√Ķes coletadas atrav√©s do Sistema Integrado de Informa√ß√Ķes e Desastres (S2ID), que servem de par√Ęmetro para subsidiar o processo dos danos, fornecendo embasamento legal para homologa√ß√£o do decreto de situa√ß√£o de emerg√™ncia do munic√≠pio. Ressaltando sempre que a primeira resposta deve vir do munic√≠pio afetado para que, em seguida, o Estado e o Governo Federal possam atuar no desastre com a√ß√Ķes complementares.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

‚ÄúN√£o temos hoje como afirmar que teremos a maior enchente. No entanto, nossos rios encontram-se com seus √≠ndices bem acima da √ļltima cota hist√≥rica. De qualquer forma, temos que continuar monitorando e emitindo os informativos de alertas aos munic√≠pios para que os mesmos possam alertar a popula√ß√£o e levar as informa√ß√Ķes necess√°rias para uma precau√ß√£o e tomada de decis√£o‚ÄĚ, enfatizou Francisco M√°ximo.

Seguem abaixo a lista de municípios por calhas que se encontram em atenção, alerta e emergência:

Municípios em EMERGÊNCIA:
Calha do Juruá РEirunepé, Guajará, Ipixuna e Itamarati
Calha do Purus – Boca do Acre e Pauini
Calha do Madeira ‚Äď Humait√° e Novo Aripuan√£

Calhas em ATENÇÃO:
Baixo Solim√Ķes: Codaj√°s, Anori, Anam√£ e Manacapuru.
Parte do M√©dio Solim√Ķes: Uarini, Alvar√£es, Tef√©, Coari.

Calhas em ALERTA:
Alto Solim√Ķes: Tabatinga, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, S√£o Paulo de Oliven√ßa.
M√©dio Solim√Ķes: Fonte Boa, Juta√≠, Japur√°, Mara√£.
Madeira: Manicoré, Novo Aripuanã, Apuí, Borba.
Baixo Amazonas: Parintins, Barreirinha, Nhamund√°, Boa Vista do Ramos.

Coment√°rios