Operação Navalha: Delegada é presa suspeita de crimes de corrupção e tráfico de drogas, no Amazonas

538

Nesta sexta-feira (19), durante a¬†Opera√ß√£o Navalha a pol√≠cia prendeu no munic√≠pio de¬†Codaj√°s (distante 240 quil√īmetros de Manaus), a delegada de Pol√≠cia Civil do Amazonas, Alessandra de Souza Braga, por suspeita de crimes de corrup√ß√£o e tr√°fico de drogas.

O agente penitenci√°rio Ant√īnio Jorge de Albuquerque Santiago, marido da delegada Alessandra de Souza Braga, titular da Delegacia de Codaj√°s, tamb√©m foi preso suspeito de libertar presos sem registro em boletim de ocorr√™ncia e¬†sem audi√™ncia de cust√≥dia.

 Delegada é presa suspeita de crimes de corrupção e tráfico de drogas - Imagem: Divulgação
Delegada é presa suspeita de crimes de corrupção e tráfico de drogas РImagem: Divulgação

Na opera√ß√£o realizada pela Secretaria Executiva Adjunta de Intelig√™ncia (Seai), Pol√≠cia Civil e Corregedoria Geral de Seguran√ßa P√ļblica, foram cumpridos dois mandados de pris√£o preventiva contra a delegada e o agente, quatro mandados de busca e apreens√£o em setores da 78¬™ Delegacia Interativa de Pol√≠cia de Codaj√°s e na Companhia da Pol√≠cia Militar, e um mandado de busca e apreens√£o em Manaus.

A Opera√ß√£o Navalha tem o objetivo de combater crimes de tr√°fico de drogas, associa√ß√£o para o tr√°fico, corrup√ß√£o ativa e passiva e explora√ß√£o de prest√≠gio envolvendo agentes p√ļblicos de seguran√ßa em Codaj√°s. Os envolvidos tinham como principal atividade o com√©rcio e transporte de drogas, promovida por um traficante local, que mantinha uma grande rede log√≠stica em munic√≠pios pr√≥ximos como Coari e com conex√Ķes at√© na cidade de fronteira Tabatinga. Eles coordenavam o tr√°fico de grandes quantidades de drogas e tamb√©m possu√≠am muni√ß√Ķes de armas de fogo de calibre restrito.

Segundo as investiga√ß√Ķes, os criminosos ainda atuavam como ‚Äúpiratas dos rios‚ÄĚ, promovendo ataques a embarca√ß√Ķes de traficantes rivais. Durante o acompanhamento do caso, a SSP acabou verificando a participa√ß√£o de agentes p√ļblicos respons√°veis pela seguran√ßa p√ļblica de Codaj√°s, que protegiam os traficantes ao inv√©s de combat√™-los.

Coment√°rios