Origem da Lenda: a história do Boitatá

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Famosa lenda amaz√īnica, o Boitat√° √© uma das que mais temos registros de obras liter√°rias e obras audiof√īnicas. O boi bumb√° Caprichoso, sempre faz refer√™ncia √† essa lenda.¬† Entre as m√ļsicas folcl√≥ricas, o enredo que trata com detalhes dessa cobra flamejante, e inclusive, d√° v√°rias outras denomina√ß√Ķes como¬†cobra grande, boia√ß√ļ, boi√ļna, sucurij√ļ
a fera que surge do nada.¬†Boitat√°, boitat√°, fogo no ar, fogo no ar, cobra de fogo, boia√ß√ļ
boi√ļna flutua….

Em 2018, houve outra apresenta√ß√£o da lend√°ria BOITAT√Ā na 3¬™ noite do Festival Folcl√≥rico de Parintins. A alegoria fant√°stica do artista Juarez Lima e equipe voc√™ confere abaixo.

 

Pois bem, mas quem é Boitatá?! Boitatá, protetor das florestas, é um personagem do folclore brasileiro.

A lenda do Boitatá descreve esse personagem folclórico como uma grande serpente de fogo. Ele protege os animais e as matas das pessoas que lhe fazem mal e principalmente, que realizam queimadas nas florestas.

Na narrativa folclórica, essa serpente pode se transformar num tronco em chamas com o intuito de enganar e queimar os invasores e destruidores das matas. Acredita-se que a pessoa que olhar o Boitatá torna-se cega e louca.

Boitat√°
Boitat√°

Origem da Lenda: a história do Boitatá
A lenda do Boitatá é de origem indígena, e a palavra Boitatá, na língua Tupi-Guarani, significa cobra (boi) de fogo (tata).

Apesar de ser oriunda da língua indígena, a lenda do Boitatá encontra-se num texto do século XVI do Padre Jesuíta José de Anchieta.

Vale lembrar que José de Anchieta baseou-se nos relatos dos indígenas para compor seu texto:

“H√° tamb√©m outros (fantasmas), m√°xime nas praias, que vivem a maior parte do tempo junto do mar e dos rios, e s√£o chamados ‚Äúbaetat√°‚ÄĚ, que quer dizer cousa de fogo, o que √© o mesmo como se se dissesse o que √© todo de fogo. N√£o se v√™ outra cousa sen√£o um facho cintilante correndo para ali; acomete rapidamente os √≠ndios e mata-os, como os curupiras; o que seja isto, ainda n√£o se sabe com certeza.” (In: Cartas, Informa√ß√Ķes, Fragmentos Hist√≥ricos, etc. do Padre Jos√© de Anchieta, Rio de Janeiro, 1933)

Origem da Lenda: a história do Boitatá / por : Acentauric

O Boitat√° no Folclore Brasileiro

A lenda do Boitat√° sofreu muitas modifica√ß√Ķes ao longo do tempo, e portanto, re√ļne diversas vers√Ķes. Assim, dependendo da regi√£o do Brasil, o nome do personagem pode variar: Baitat√°, Biatat√°, Bitat√° e Batat√£o.

Numa das vers√Ķes da lenda, uma grande cobra vivia adormecida num imenso tronco e ao despertar faminta, resolveu comer os olhos dos animais.

Cada vez mais ela foi emitindo uma grande e intensa luz, tornando-se uma cobra de fogo. Ao proteger a floresta, ela assusta as pessoas que vão às matas durante à noite.

No norte e nordeste do Brasil, a imensa cobra de fogo vive nos rios e sai no momento em que h√° invasores nas florestas para queim√°-los.

Boitat√°
Boitat√°

Boitat√°, a cobra de fogo

Segundo alguns nordestinos, o boitat√°, conhecido como “Alma dos Compadres e das Comadres”, representa as almas penadas malignas que passam queimando tudo.

J√° no sul do pa√≠s, a vers√£o que prevaleceu adv√©m da hist√≥ria b√≠blica do Dil√ļvio. Nela, muitos animais morreram e as cobras que sobreviveram tiveram como castigo o fogo.

Nessa vers√£o, o fogo aparece na barriga de cada uma as quais se tornam iluminadas e, ao mesmo tempo, transparentes.

Há ainda uma versão em que o Boitatá não é uma grande cobra, e sim um touro feroz que solta fogo pela boca.

Origem da Lenda: a história do Boitatá : por Robson Michel

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