Home Notícias Manaus Os Benefícios da Pupunha

Os Benefícios da Pupunha

3 min - tempo de leitura
475

A pupunha além de ser um delicioso fruto, fortalece a imunidade e previne doenças degenerativas!  A pupunha é um dos frutos tropicais mais balanceados e nutritivos conhecidos e seu consumo é hábito regional. Atualmente, na Amazônia os cachos coloridos de verde, amarelo e vermelho são facilmente encontrados à venda por toda a região. E, assim como no passado, os frutos da pupunheira continuam sendo consumidos de diferentes formas.

As “linhas” presas que compõem os cachos dos frutos são mergulhadas na água fervente com sal, estando boas para consumo quando se soltam sozinhas. Assim, diretamente após o cozimento, as pupunhas são apreciadas pelas populações locais para o consumo com café pela manhã ou na hora do lanche, substituindo o pão. É frequente, pelas ruas e feiras das cidades amazônicas, a presença de vendedores ambulantes que oferecem a pupunha cozida: enquanto aguardam a condução ou caminham, os paraenses gostam de ir se deliciando com a pupunha, cuja casca é facilmente rasgada pelos dentes.

Além disso, como matéria-prima culinária, a pupunha gera uma série de subprodutos, como doces, vinhos e sorvetes, sendo a farinha de pupunha especialmente utilizada no preparo de bolos e pães. O líquido que escorre pode ser convertido em um apreciado azeite, semelhante ao de oliva, e a polpa pode ser usada como ração animal, substituindo o milho.

As cores vivas deste fruto não são a toa: os tons que variam do amarelo para o vermelho indicam alta concentração de carotenoides, substâncias ricas em antioxidantes e que estão associadas à prevenção de doenças degenerativas.

Os carotenoides também são essenciais para a síntese da vitamina A, por isso são também chamados de pró-vitamina A. “Estudos atuais demonstram que esta fruta é uma das principais fontes de pró-vitamina A encontradas na biodiversidade brasileira”, afirma a nutricionista da Clínica Super Healthy, Paola Moreira.

Dentre os benefícios da pupunha estão a manutenção da saúde da visão, fortalecimento do sistema autoimune e o desenvolvimento ósseo.

Agora você já tem mais motivos para comer pupunha!!

Pupunha fortalece a imunidade e previne doenças degenerativas
Pupunha fortalece a imunidade e previne doenças degenerativas

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Manaus

6 Comentários

  1. Romeu Kleber

    24 de fevereiro de 2014 at 18:51

    Me acabando de comer Pupunha!

  2. Antonia Fernandes Marins

    24 de fevereiro de 2014 at 20:57

  3. Rone Rocha

    13 de março de 2014 at 00:51

    muito bom e é muito barato aqui aonde eu moro em rondonia 1 reais o cacho

  4. Ediana Fukuoka Lana

    26 de março de 2014 at 01:08

    Adoro pupunha,com café é D+!

  5. Isa Alves Carvalho

    14 de abril de 2014 at 22:46

    meu filho ganhou um cacho e ele cozinhou e a gente comeu muito gostoso

  6. Leila Cristina Nogueira

    12 de dezembro de 2014 at 02:02

    uma delícia!

Deixe uma resposta

Leia Também

David anuncia Marcos Rotta para infraestrutura e equipe de transição

No primeiro dia como prefeito eleito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na tarde …