Home Notícias Amazonas Outubro Rosa: pacientes da FCecon têm dia de modelo em sessão de fotos

Outubro Rosa: pacientes da FCecon têm dia de modelo em sessão de fotos

5 min - tempo de leitura
15

Um momento de autoestima elevada, vaidade e vitória. Mulheres que fazem tratamento de câncer de mama na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) tiveram um dia de modelo na segunda-feira (14/10) e fizeram uma sessão de fotos para mostrar como lidam com a perda de uma ou das duas mamas.

A iniciativa é de alunos do curso de fotografia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e do serviço de Fisioterapia do hospital, setor que atua na reabilitação das mulheres que passam pela mastectomia com orientações no pós-operatório.

Autoestima – A ideia da sessão de fotos é trabalhar a autoconfiança dessas mulheres, o que ajuda no tratamento, afirma a fisioterapeuta da FCecon, Alessandra Ferreira, uma das responsáveis pela ação.

“Nosso objetivo é que elas se sintam ainda mais bonitas. Não só a parte física, a melhora do movimento, mas também o seu autoconhecimento, seu amor próprio, seu autocuidado. Isso é muito importante para elas”, avalia ela.

As três pacientes passaram por cirurgias na mama e agora estão ou nas sessões de quimioterapia ou de radioterapia na Fundação Cecon. Uma delas é a universitária Jéssica Andrade, de 26 anos, que descobriu que tinha câncer de mama em 2018, quando viu um líquido semelhante a leite saindo de um de seus seios.

Ela, que é natural de Boa Vista (RR), veio para Manaus para fazer o tratamento e já passou por sessões de quimioterapia e retirou a mama esquerda m maio deste ano. Jéssica já iria iniciar a radioterapia, quando sua médica descobriu um novo nódulo no pescoço, que pouco tempo depois foi retirado. “A vida continua, a gente não pode abaixar a cabeça. Hoje em dia o que a mata a pessoa é a depressão”, contou Jéssica.

A universitária, que teve um dia de modelo sendo maquiada e tirando as fotos, contou que as fotografias ajudam no tratamento. “É muito bom pra ajudar a autoestima minha e das outras mulheres. É bom demais”, comemorou, destacando que pretender fazer um quadro das fotos.

A universitária Jéssica Andrade, de 26 anos, descobriu que tinha câncer de mama após um líquido semelhante a leite sair de um de seus seios / Foto : Divulgação

Marcar a história – Segundo o instrutor de fotografia do Cetam, Paulo Leanderson Gomes, 20 alunos do curso participam da ação para colocar na prática o que aprenderam na sala de aula.

A FCecon foi escolhida para mostrar como os pacientes podem vencer as dificuldades que enfrentam com a doença. “A fotografia em si, além de registrar esse momento, marca uma história e traz essa autoestima, aumenta essa autoestima, faz com que a pessoa se sinta melhor. A nossa conscientização é para que eles (alunos) possam fazer parte dessa história, fazer fotos que possam trazer a alegria ao coração dessas mulheres”, destacou o instrutor.

Álbum – As fotos das ‘modelos por um dia’ estarão em álbuns personalizados que serão entregues a elas no próximo dia 22 de outubro, às 11h, quando o serviço de Fisioterapia fará uma festa para os pacientes e funcionários do setor na FCecon.

Com a autorização das mulheres, as fotografias também serão expostas no Centro de Convivência Miranda Leão, ao lado da Arena Amadeu Teixeira, zona Centro-Sul de Manaus, no dia 18 de outubro, a partir das 18h.

Natural de Boa Vista (RR), Jéssica acredita que as fotografias ajudam no tratamento / Foto : Divulgação
Natural de Boa Vista (RR), Jéssica acredita que as fotografias ajudam no tratamento / Foto : Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Passeata de Nicson Marreira em Tefé foi um circo do horror protagonizado por 5 mil pessoas entre elas, muitas crianças

No sábado (24), a cidade de Tefé, distante 523km de Manaus, testemunhou um verdadeiro circ…