Paciente denuncia dificuldade de conseguir tratamento da hemodiálise no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto

658

MANAUS – Cansado de ver sua mãe tendo que penar por falta de atendimento no Hospital Pronto-Socorro 28 de Agosto, na zona centro-sul da capital, à espera de uma vaga para fazer sessões de hemodiálise, à qual ela tem direito, o professor de Educação Física Diego Melo, 30, procurou o NO AMAZONAS É ASSIM para denunciar o que ele chamou de “descaso do poder público”. Diego afirmou que sua mãe faz tratamento no hospital há 10 meses, realizando sessões de hemodiálises de duas em duas semanas, quando na verdade, ela deveria fazer semanalmente. Segundo ele, na última vez sua mãe quase veio a óbito devido uma forte crise que ela sentiu, uma vez que ela passou mais de 15 dias sem o tratamento.

Marta Carneiro Fernandes tem diagnóstico de doença renal crônica em tratamento conservador, com perda importante da função renal, e necessita de início de tratamento dialítico devido riscos inerentes a doença. Ela precisa fazer uma vez por semana, porém, sempre é desesperador quando ela entra em crise por falta da hemodiálise.

Marta Carneiro / Foto : Acervo da Família

“Os enfermeiros dizem que não tem máquina suficiente e, como tem muito paciente esperando ter uma vaga na máquina para fazer a sessão de hemodiálise, fica muito dificil para todo mundo. Outro dia, entrei em pânico ao ver minha mãe pálida, desfalecendo e ninguém para tomar uma atitude. Os médicos afirmam que não podem fazer nada. Já procuramos a Susam para ver se conseguem ampliar o número de vagas em clínicas particulares, mas não há vagas”, lamentou Diego.

Diego deixou seu número pra contato caso alguém possa ajudá-los 99376-3385.

Pacientes

Em Manaus, 600 pessoas são submetidas a tratamento na Clínica Renal. Do total de pacientes, 200 pessoas realizam o processo de diálise peritoneal e 400 pessoas a hemodiálise.

Tratamento

A diálise é o tratamento utilizado para substituir as funções do rim. É um processo artificial que serve para retirar, por filtração, todas as substâncias indesejáveis acumuladas pela insuficiência renal crônica.

Comentários