Centro Cultural Pal√°cio Rio Branco

1677

O Centro Cultural Pal√°cio Rio Branco est√° localizado no centro hist√≥rico de Manaus, na pra√ßa de D. Pedro II, um dos pr√©dios de relev√Ęncia arquitet√īnica na cidade.

Edificado nas proximidades do Largo do pelourinho, vizinhança do paço na liberdade, antiga sede da Prefeitura Municipal, em cujo edifício esteve o governo estadual até 1917, desde a sua inauguração teve diversos usos.

Com a instalação da Assembleia no governo João Walter de Andrade (1971/1974) a sede do poder legislativo teve como presidente , o deputado João Ramos de Lima.

Sofreu duas grandes reformas/restaura√ß√Ķes: no governo Gilberto Mestrinho (1983-1986), sob a presid√™ncia da deputada Elizabeth Azize, com assist√™ncia¬† do¬† Instituto Geogr√°fico e Hist√≥rico do Amazonas; e no governo Amazonino Mendes (1995-1998), sob a presid√™ncia do deputado Lup√©rcio Ramos de Oliveira, com orienta√ß√£o da secretaria de estado de cultura.

A restauração integral e o plano de novo uso foi implantado por comodato, entre o Governo do Estado e o Poder Legislativo, no governo Eduardo Braga (2003-2010) e na presidência do deputado Belarmino Lins, visando à criação de um centro de estudos de história política amazonense e espaço de animação cultural, no centro antigo, preservando a identidade do prédio com o parlamento estadual.

Visitação

Terça à Sexta-Feira 10h às 16h

Endereço

antiga Assembléia Legislativa
Avenida Sete de Setembro s/n – Centro
Informa√ß√Ķes 3233-4514

Pal√°cio rio branco
Pal√°cio rio branco

Coment√°rios