Centro Cultural Palácio Rio Branco

1520

O Centro Cultural Palácio Rio Branco está localizado no centro histórico de Manaus, na praça de D. Pedro II, um dos prédios de relevância arquitetônica na cidade.

Edificado nas proximidades do Largo do pelourinho, vizinhança do paço na liberdade, antiga sede da Prefeitura Municipal, em cujo edifício esteve o governo estadual até 1917, desde a sua inauguração teve diversos usos.

Com a instalação da Assembleia no governo João Walter de Andrade (1971/1974) a sede do poder legislativo teve como presidente , o deputado João Ramos de Lima.

Sofreu duas grandes reformas/restaurações: no governo Gilberto Mestrinho (1983-1986), sob a presidência da deputada Elizabeth Azize, com assistência  do  Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas; e no governo Amazonino Mendes (1995-1998), sob a presidência do deputado Lupércio Ramos de Oliveira, com orientação da secretaria de estado de cultura.

A restauração integral e o plano de novo uso foi implantado por comodato, entre o Governo do Estado e o Poder Legislativo, no governo Eduardo Braga (2003-2010) e na presidência do deputado Belarmino Lins, visando à criação de um centro de estudos de história política amazonense e espaço de animação cultural, no centro antigo, preservando a identidade do prédio com o parlamento estadual.

Visitação

Terça à Sexta-Feira 10h às 16h

Endereço

antiga Assembléia Legislativa
Avenida Sete de Setembro s/n – Centro
Informações 3233-4514

Palácio rio branco
Palácio rio branco

Comentários

comentários

Loading...