Parque Municipal do Mindu

2011

Foi legalmente instituído em 1993, através da Lei Municipal n° 219 de 11 de novembro, com a área de 309.518 m², mas atualmente agregou outras áreas e passou a ter uma área total de 40,8 ha, com um perímetro total de 4.370 m. Entre os vários atrativos ambientais, como exemplares da flora e fauna locais observados durante a caminhada nas trilhas, o parque também dispõe de anfiteatro para 700 pessoas, auditório com capacidades 100 pessoas, orquidário, trilha suspensa com sinalização, trilhas  e banheiros com adaptações para portadores de necessidade especiais, biblioteca ambiental, canteiros de ervas com propriedades medicinais e aromáticas, lanchonete e estacionamento próprio, um chapéu de palha e estação ecológica de tratamento de efluentes.

Parque do Mindu
Parque do Mindu

O Parque do Mindu é formado por vários tipos de vegetação, mas sua maior parte (58%) ainda é composta de floresta densa.
Dentro de sua área, é propicio o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de pesquisas aliados a conservação da natureza do Mindu, favorecendo a reconstrução da tranqüilidade do individuo, propiciando avaliações sobre a preservação ambiental e funcionando, inclusive, como um agente renovador do “microclima” do bairro onde está inserido.
O parque Municipal do Mindu, localizado na Rua Perimental, s/n Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus, surgiu em 1989, através de um movimento dos moradores do entorno como forma de proteger o habitat do Sauim de Manaus, sendo uma das unidades de conservação vitrine das espécies de flora e fauna. Além disso, é um atrativo turístico, sendo um dos cartões-postais da cidade de Manaus.

Preguiça no Parque Mindu
Preguiça no Parque Mindu

Comentários

comentários