Performance Urbana CEGOS

1067

Hoje no centro de Manaus aconteceu a Performance Urbana CEGOS.

Dezenas de homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados, caminham lentamente, interferindo poeticamente no fluxo cotidiano da cidade. CEGOS é uma obra aberta a diferentes leituras: a redução da nossa existência à função produtiva e ao consumo, o excesso de trabalho, o aprisionamento e a petrificação da vida, a automatização do cotidiano, a degeneração ética que se alastra no atual estágio da sociedade.

Performance Urbana CEGOS
Performance Urbana CEGOS

A interação do coro performativo com os espaços que simbolizam o eixo financeiro e político provoca estranhamento crítico na paisagem urbana. O choque visual do efeito de petrificação dos corpos, o comportamento alienado e a extrema lentidão dos movimentos, instigam a reflexão sobre as diversas formas de cegueira, assim como o empobrecimento da experiência humana decorrente do crescente processo de mercantilização das cidades das artes e dos corpos.

Realizada pelo Desvio Coletivo, Laboratório de Praticas Performativas da Universidade de São Paulo (USP) e Palco Giratório (SESC), performance lança provocação sobre o aprisionamento da vida moderna.

H√° dois anos o grupo de Teatro, Performance e Interven√ß√£o Urbana Desvio Coletivo atravessa o ritmo de v√°rias cidades no mundo com a performance urbana CEGOS, concebida por Marcos Bulh√Ķes e Marcelo Denny. A primeira edi√ß√£o ocorreu em 17 de outubro de 2012 na avenida Paulista, S√£o Paulo. Em 2014, o grupo est√° presente na programa√ß√£o do circuito Palco Girat√≥rio, da Rede Sesc, em circula√ß√£o por 23 Estados brasileiros.

Performance Urbana CEGOS
Performance Urbana CEGOS
foto : Mayana Nobre

 

Ficha Técnica
Concep√ß√£o: Marcos Bulh√Ķes, Marcelo Denny
Dire√ß√£o: Marcos Bulh√Ķes, Marcelo Denny e Priscilla Toscano
Realização: Desvio Coletivo, em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP (Universidade de São Paulo)
Coordena√ß√£o da Oficina de Interven√ß√£o Urbana: Marcos Bulh√Ķes, Marcelo Denny e Priscilla Toscano
Atua√ß√£o: Biagio Pecorelli, Chai Rodrigues, Marcelo Prudente, Marcos Bulh√Ķes, Priscilla Toscano, Rodrigo Severo, Tiago Salis, Thomas Fessel e Vanessa Hoschett
Produção: Priscilla Toscano e Chai Rodrigues
Técnica e Assistência de Produção: Thomas Fessel e Tiago Salis.

Coment√°rios