Pesquisa revela qual é o peixe mais consumido por moradores de Manaus

843

MANAUS – O peixe é um dos alimentos mais consumidos pelo amazonense, em função da abundância oferecida pelos rios da região. E o tambaqui é o mais presente na mesa da capital, de acordo com levantamento do Instituto #Pesquisa365. O resultado que aponta o pescado ‘preferido’ faz parte de um estudo de 18 questões que busca entender o consumo dos moradores de Manaus.

O instituto de pesquisa ouviu 1 mil pessoas. Dessas, 61,8% responderam tambaqui quando perguntadas qual o tipo de peixe que mais consomem. O famoso pescado faz sucesso entre as mulheres: 65% delas responderam o tambaqui. Entre os homens, o peixe apareceu em 59% das respostas.

Com o resultado, o tambaqui venceu a famosa frase “quem come jaraqui não sai mais daqui” – que se refere a quem visita a cidade, prova do peixe e não quer mais ir embora. Isso porque o jaraqui aparece em segundo lugar, com 12,8% da escolha do público, seguido de perto pelo pacu, com 10,6%. Considerando a margem de erro estimada em 3,1%, houve um empate entre as duas espécies.

Já o pirarucu aparece na sexta colocação, como resposta de 1,4% dos entrevistados.

Outro fator considerável é que 3,0% dos entrevistados afirmam não consumir peixe.

Confira o resultado completo da pesquisa:

O tambaqui liderou com vantagem o levantamento entre os pescados. Em segundo lugar, houve 'empate técnico' entre o jaraqui e o pacu
O tambaqui liderou com vantagem o levantamento entre os pescados. Em segundo lugar, houve ‘empate técnico’ entre o jaraqui e o pacu

ambaqui , peixes ,

Perfil do consumidor

Fatores como local de nascimento e renda familiar também foram usados para fazer um cruzamento de informações de referência para a pesquisa. Notou-se que o consumo de tambaqui é feito por 73% das pessoas que nasceram nas regiões Centro-Sul, Sudeste e Sul, e que hoje moram em Manaus.

Em relação à renda familiar, o maior público consumidor, de também 73%, é da classe B. De acordo com o Critério de Classificação Econômica Brasil 2015, este grupo apresenta renda entre R$ 4.427,37 e R$ 8.695,88.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de agosto e 01 de setembro de 2015.

Fonte : Portal Amazônia

Comentários

comentários

Loading...