Pesquisa revela que Manaus é a 7ª pior capital do País em transparência na gestão pública

47

No ultimo dia 23/09, em São Paulo, foi apresentada a pesquisa dos Indicadores da Cidade Transparente, pelo Instituto Ethos. E a capital amazonense apareceu em 21ª posição no ranking de pior capital do país.

Pesquisa revela que Manaus é a 7ª pior capital do País em transparência na gestão pública
Pesquisa revela que Manaus é a 7ª pior capital do País em transparência na gestão pública

O Instituto informou que a análise política de transparência dos governos das 26 capitais apurou que 17 delas estão no nível “baixo” e nenhuma conseguiu entrar na faixa de nível “muito alto”. 4 cidades tiveram o nível “alto” e outras 6 com nível “médio”. Vitória e Curitiba estão empatadas com 74,88 e 74,17. São Paulo e Porto Alegre seguem, com 72,53 e 69,19 pontos. As 4 foram as únicas capitais brasileiras classificadas como nível ‘alto’. Ao passo que Manaus foi classificada como nível ‘baixo’, obtendo 29,75 pontos.

A pesquisa foi realizada por 14 entidades da sociedade civil, 129 questões formuladas pelo levantamento, Manaus não conseguiu atender a 81 questões. Tópicos relacionados a licitações, Plano de Metas, contratações diretas, divulgação de listas de fornecedores, convênios, da relação de Parcerias Público-Privadas (PPPs), pagamento de precatórios, acesso à informação online e até mesmo a divulgação da agenda online do prefeito, entre outros, não são executados em nenhum grau, segundo a avaliação do levantamento.

A Região Norte foi a área mais preocupante do estudo. Todas as capitais nortistas, ficaram abaixo da média nacional, além disso, das 10 prefeituras mais mal avaliadas, 6 são do Norte. As respostas dos indicadores foram enviadas para a prefeitura de cada cidade que tiveram 20 dias para analisar as respostas.
A Semef informou, que a SubCI está finalizando um projeto básico para viabilizar a contratação de uma empresa que implementará nos novos portais melhorias de acesso à informação e transparência. A assessoria disse que ainda não há valor para os contratos porque o projeto básico ainda não está finalizado.

Comentários

comentários

Loading...