Home Notícias Amazonas Pesquisadores descobriram a verdadeira função do casco das tartarugas

Pesquisadores descobriram a verdadeira função do casco das tartarugas

3 min - tempo de leitura
42

Nós já sabemos que o casco da tartaruga serve para sua proteção, certo? Na verdade, não é bem assim. Mas era o que se pensava há muito tempo!

Um grupo de pesquisadores, paleontólogos, do Denver Museum of Nature, Estados Unidos, realizou uma pesquisa com vários exemplares de fósseis de mais de 260 milhões de anos de idade e confirmaram que o casco da tartaruga não tinha nada a ver com a proteção delas e sim era uma adaptação para facilitar a escavação subterrânea e ajudar na entrada e saída destes buracos.

Uma pesquisa liderada pelo paleontólogo Tyler Lyson e com a ajuda de outros cientistas publicaram sua nova descoberta na revista científica Current Biology, com o título: “Fossorial Origin of the Turtle Shell”, traduzindo seria “Origem fóssil do casco da tartaruga”. O objetivo da pesquisa era identificar o motivo da evolução do casco da tartaruga e verificar os registros fósseis existentes para compreender como isso foi adaptado ao longo dos milhares de anos.

Pesquisadores descobriram a verdadeira função do casco das tartarugas
Pesquisadores descobriram a verdadeira função do casco das tartarugas

Os cientistas deram um grande passo quando acharam vários exemplares dos fósseis mais antigos registrados na ciência, uma tartaruga primitiva, Eunotosaurus africanus, na bacia de Karoo da África do Sul. Essas espécies foram encontradas pelos doutores Roger Smith e Bruce Rubidge da Universidade de Witwatersrand, em Johanesburgo.
A evolução das costelas da tartaruga, inicialmente, não foi para sua proteção e sim como uma adaptação para uma boa escavação. As costelas foram ampliadas e fornecia uma estabilidade para a tartaruga primitiva, na qual ela poderia usar melhor suas grandes patas em forma de espátulas com suas garras numa tentativa de escapar do ambiente árido durante aquela época há 260 milhões de anos atrás, por isso essa estrutura facilitava que a mesma pudesse enterrar-se rapidamente na terra através de grandes buracos e suas costelas deixavam tudo mais estável.

Com o passar dos milhares de anos, possivelmente com a evolução do planeta, essa tartaruga iniciou a vida em ambientes aquáticos e sua adaptação começou a evoluir para melhor favorecer ao novo ambiente, a partir daí o casco começa tomar outra forma e começou a tomar a forma que hoje conhecemos e sua função se tornou evidente para a proteção do animal.

Pesquisadores descobriram a verdadeira função do casco das tartarugas
Pesquisadores descobriram a verdadeira função do casco das tartarugas

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Amazonas

Deixe uma resposta

Leia Também

Ex-secretária da Susam afirma que vice-governador era quem mandava na Saúde

Na última terça-feira (20/10), foi divulgado o depoimento da ex-secretária da Saúde do Est…