Home Notícias Política PL de André Luiz propõe a contratação de intérprete de Libras nos telejornais de Manaus

PL de André Luiz propõe a contratação de intérprete de Libras nos telejornais de Manaus

1 min - tempo de leitura
13

Os meios de comunicação da cidade de Manaus e de todo o país têm evoluído com o avanço da tecnologia, com informações mais diretas e imediatas. Mas como incluir o surdo como telespectador destas plataformas? Esta foi a questão levantada pelo vereador André Luiz (PTC), ao propor o Projeto de Lei nº 246/2019, deliberado no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), que visa implantar a obrigatoriedade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos telejornais das emissoras de televisão da capital. O projeto seguiu para tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Casa Legislativa do município.

PL de André Luiz propõe a contratação de intérprete de Libras nos telejornais de Manaus

O vereador André Luiz (PTC) afirma que, conforme consta na Lei Federal nº 10.436/2002, que institui a Libras como o segundo idioma mais utilizado no país, os surdos possuem uma forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria, onde os telejornais devem se adequar e também proporcionar o acesso à comunicação para eles.

No Artigo nº 2 da mesma Lei, ainda consta que “deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas (…)”.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Roberto Cidade denuncia obra mal feita na orla de Borba que coloca em risco a vida dos moradores

Uma obra mal feita na orla da cidade de Borba coloca em risco a vida dos moradores da cida…