Home Notícias Polícia Polícia do AM já apreendeu mais de 2 toneladas de drogas só entre janeiro e fevereiro de 2020!

Polícia do AM já apreendeu mais de 2 toneladas de drogas só entre janeiro e fevereiro de 2020!

4 min - tempo de leitura
79

Mais de duas toneladas de entorpecentes, entre cocaína e maconha, foram apreendidas pelas Polícias Civil e Militar entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020. Os dados parciais são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). No ano passado, o sistema de segurança fechou o ano com o recolhimento de 13,4 toneladas de drogas das mãos de criminosos; metade das apreensões ocorreu em Manaus.

Neste ano, o trabalho das polícias contou com o reforço de duas lanchas blindadas, equipamentos inéditos entregues pelo governador Wilson Lima e que vão reforçar as operações policiais nos rios.

Além do trabalho ostensivo da Polícia Militar e das investigações da Polícia Civil, as ações de repressão ao tráfico de drogas também contam com o apoio da população, por meio de denúncias anônimas recebidas pelo 181, o disque-denúncia da SSP. Para o secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, essa comunicação é fundamental para o combate ao crime.

Apreensão de entorpecentes ultrapassa duas toneladas em 2020 / Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM
Apreensão de entorpecentes ultrapassa duas toneladas em 2020 / Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

“O trabalho das polícias tem sido exitoso na desarticulação de organizações criminosas, e a participação da sociedade é fundamental, por meio das denúncias. Nós pedimos à população, continue ajudando a polícia, continue ajudando a sua comunidade e nos passe a informação pelo 181 de qualquer infração no seu bairro, na sua rua, na sua comunidade, para que possamos investigar e lhe dar mais segurança”, ressaltou.

Recorde – O Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil, apreendeu, aproximadamente, 6,5 toneladas de drogas no ano de 2019, um marco para a unidade, sendo a maior apreensão desde 2017, quando foram apreendidas 6 toneladas. O valor representa quase metade dos entorpecentes apreendidos em todo o estado.

Para alcançar este resultado, o Denarc realizou operações que atingem a origem do tráfico de drogas. Foram efetuados pela unidade cerca de 90 prisões. Segundo o delegado Paulo Mavignier, diretor do Denarc, os trabalhos da unidade foram direcionados para os carregamentos de drogas feitos em zonas fluviais e fronteiriças do Amazonas. Ao todo, 17 embarcações foram apreendidas.

“O Denarc atingiu essa meta por conta do trabalho desenvolvido, que é a repressão ao narcotráfico nos rios da Amazônia, principalmente nos rios com ligação com a Colômbia e o Peru. Há muitas apreensões de drogas em lanchas, em barcos de recreio e em empurradores. Logo interceptamos esse carregamento no caminho, para que ele não seja pulverizado na cidade”, afirmou Mavignier.

No ano passado, o Denarc prendeu 93 pessoas, apreendeu 2.716 drogas sintéticas, 45 armas, 1165 munições (dentre elas munições de armas de grosso calibre), 14 veículos, 17 embarcações e uma aeronave.

Apreensão de entorpecentes ultrapassa duas toneladas em 2020 / Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM
coronel Louismar Bonates, / Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Polícia

Deixe uma resposta

Leia Também

Pantanal está pegando fogo em proporções nunca registradas! Uma verdadeira tragédia pro Brasil e o mundo!

Nos primeiros sete meses deste ano, o principal rio do Pantanal, o rio Paraguai, atingiu o…