Home Notícias Manaus Policiais civis e bombeiros são vacinados em sistema ‘drive-thru’

Policiais civis e bombeiros são vacinados em sistema ‘drive-thru’

4 min - tempo de leitura
69

Nesta segunda-feira (27/04), policiais civis e bombeiros militares do Amazonas começaram a receber a vacina contra a gripe, em sistema de “drive-thru”. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a campanha de vacinação faz parte das medidas adotadas para garantir a segurança dos servidores, bem como da população. Na última sexta-feira (24/04), a vacinação já havia começado pelos policias militares.

Foto: Divulgação/SSP-AM

De acordo com a delegada-geral, Emília Ferraz, a meta é imunizar cerca de 800 servidores que estão na ativa. “Com essa iniciativa, estamos tentando imunizar a tropa contra o H1N1, que é outra síndrome respiratória que, num período tão complicado como esse, poderia internar e causar problemas ao sistema de segurança”, afirmou.

A imunização está sendo realizada na Delegacia Geral. A Polícia Civil tem distribuído Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na capital e no interior, bem como está com alguns projetos-pilotos, como a instalação de uma proteção de acrílico para o atendimento de ocorrências de emergência.

No quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a estimativa é imunizar 500 bombeiros militares, de acordo com a coordenadora da campanha de imunização, tenente Alaíde Neves. “A vacina é muito importante para prevenir todos os militares, bem como profissionais da segurança, contra três cepas de vírus – H1N1, H3N2 e influenza”, explicou.

Foto: Divulgação/SSP-AM

A vacinação no quartel do Corpo de Bombeiros segue até esta terça (28/04), para bombeiros, e vai de quarta (29/04) a quinta (30/04) para o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e SSP-AM, incluindo todos os órgãos da secretaria.

O comandante-geral do CBMAM, coronel Danízio Valente, afirmou que estão sendo adquiridos EPIs para todas as guarnições. “Para que os militares, ao atender uma vítima que possa ter a síndrome respiratória, não venham a ser acometidos por esse vírus”, afirmou.

Centro de Triagem – Em uma parceria entre Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), SSP e Corpo de Bombeiros, um Centro de Triagem está funcionando no quartel do CBMAM. De acordo com o presidente da Junta Médica da SSP, capitão Josué Albuquerque, os servidores podem fazer uma triagem on-line, via aplicativo de mensagens, e agendar o atendimento presencial se houver necessidade. No local, é realizado teste rápido para a Covid-19.

“O teste é baseado na detecção de anticorpos, por isso é importante a triagem, porque o servidor precisa estar com no mínimo oito dias de evolução dos sintomas para que o teste seja mais efetivo”, explicou. “É importante que o servidor não venha direto ao Centro, pois não vai adiantar”, completou.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM): Tabajara Moreno (3652-2022, 99210-8956 e 99191-8322) e Jhemisson Marinho (98274-1234). E-mail: [email protected]

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…