Home Notícias Manaus Prefeito inaugura centro esportivo no Eldorado e anuncia programação de aniversário da capital

Prefeito inaugura centro esportivo no Eldorado e anuncia programação de aniversário da capital

6 min - tempo de leitura
46
Foto: Alex Pazuello / Semcom

O aniversário de 351 anos da capital do Amazonas será comemorado, simbolicamente, com a entrega de importantes obras. O anúncio é do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao inaugurar nesta quinta-feira, 1º/10, a 24 dias do aniversário da cidade, o Centro de Esporte e Lazer (CEL) Luciano Soares, no conjunto Eldorado, bairro Parque 10, zona Centro-Sul, como parte da programação que não terá festas devido a pandemia de Covid-19, provocada pelo novo coronavírus.

“É o início das comemorações do aniversário de Manaus que vai até o dia 31 de outubro e vamos fazer entrega de obras praticamente todos os dias. Temos mais de 100 para entregar até o final do ano, todas muito importantes e significativas”, disse o prefeito Arthur Neto na inauguração do CEL. “Abrimos mão de toda e qualquer comemoração que envolva aglomeração, porque não queremos estimular, ao contrário, queremos combater o avanço da Covid-19”, completou.

O centro recebeu melhorias para realizar atividades motoras, dentro do pacote de revitalização de espaços esportivos. “Temos uma sensibilidade muito grande para tudo o que se refere à acessibilidade e pessoas com deficiência. Damos uma atenção especial a elas, pois entendemos que quanto mais damos acesso, menos deficiente fica a sociedade”, afirmou Arthur Neto, destacando o forte trabalho voltado a Pessoas com Deficiência (PcD) implantado no CEL Luciano Soares.

A coordenadora do complexo, Viviane de Jesus Ferreira, destacou que o trabalho é, prioritariamente, para pessoas com deficiência. “Nós atendemos mais de 120 pessoas diariamente e agradecemos à prefeitura pela revitalização do nosso ginásio e por tudo o que tem feito pelas nossas crianças e pessoas com deficiência”, mencionou.

Além do complexo de esporte e lazer, a praça ao lado também recebeu melhorias, incluindo um bicicletário. “A igreja está muito sensibilizada porque o espaço da nossa igreja está se estendendo até esse espaço esportivo. Que a unidade e a dignidade nos alicercem. Buscando em São Francisco, é dando que se recebe”, disse o Frei Vogran Leluia Rodrigues dos Santos, pároco da igreja Nossa Senhora das Mercês, convidado para abençoar a obra.

Além de espaços esportivos e de lazer, estão inclusos no pacote de inaugurações obras históricas e culturais, como o prédio do antigo hotel Cassina, que abrigará o Casarão da Inovação – marco da implantação do Polo Digital de Manaus. Outro ponto forte será o pleno funcionamento do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que irá consolidar o projeto Cidade Inteligente, integrando diversas secretarias no monitoramento em tempo real da capital.

Na saúde, será entregue a revitalização da maternidade municipal Moura Tapajós, na zona Oeste, referência em atendimento humanizado e que terá sua capacidade ampliada, além de melhorias nos serviços prestados e no ambiente de trabalho dos servidores. Outras obras e ações serão anunciadas ao longo do mês.

Mais esporte e lazer

Um dos maiores investimentos na recuperação e melhorias estruturais dos espaços públicos esportivos vem se consolidando em todas as zonas da capital amazonense. A Prefeitura de Manaus está investindo, aproximadamente, R$ 15 milhões na reforma e construção de 44 complexos esportivos. Atualmente, 30 locais estão com obras avançadas e 14 em fase final de licitação para início dos serviços. O valor foi aprovado ainda no exercício de 2019.

Espalhadas por todas as zonas da cidade, as obras estão divididas em cinco na zona Norte; 12 na zona Sul; três na Centro-Sul; 12 na zona Leste; sete na Oeste; e outras cinco na Centro-Oeste, totalizando, assim, 44 obras de reformas e construções. Os espaços são de coordenação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), que absorveu as políticas de Esporte e Lazer.

As obras de reformas são, na maioria, serviços de instalações elétricas, pinturas, troca e construção de cobertura, recuperação de gradil e alambrados, além de recuperação das salas administrativas, banheiros, entre outras melhorias. As empresas prestadoras dos serviços seguem as orientações das autoridades de saúde, para evitar o contágio do novo coronavírus entre os trabalhadores.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Roger Siqueira
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

ALEAM emite nota em apoio ao Deputado Carlinhos Bessa, vitima de agressão

Na noite desta quarta feira (14) um fato deplorável ocorreu no município de Tefé durante o…