Home Notícias Manaus Prefeitura dá início à demolição de prédios com estruturas comprometidas no centro de Manaus

Prefeitura dá início à demolição de prédios com estruturas comprometidas no centro de Manaus

3 min - tempo de leitura
42

Após monitorar e fazer todo o levantamento estrutural de dois prédios que apresentaram afundamento na base e em parte da rua Henrique Martins, no Centro, a Prefeitura de Manaus deu início nesta quinta-feira, 23/7, à demolição das estruturas, que são de propriedade particular, mas por conta do risco de desabamento serão demolidas pelo município.

Foto: Diego Caja / Seminf

“Sabemos que são prédios particulares, construídos sem parâmetros de engenharia e de forma errônea. A auditoria da nossa equipe técnica apontou graves problemas estruturais na sapata das edificações. Então, por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, vamos fazer essa demolição emergencial, a fim de evitar um problema ainda mais grave naquela área e garantir a segurança da população”, explicou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, a respeito da intervenção emergencial realizada pela prefeitura.

Foto: Diego Caja / Seminf

A demolição das edificações está sendo executada gradativamente, começando pelos andares superiores, e manualmente, com uso de marretas, para que não haja maiores impactos nas estruturas já enfraquecidas. Na segunda fase dos serviços, máquinas retroescavadeiras irão finalizar a parte dos andares térreos. Por ser uma região comercial, a área está isolada e é monitorada pela equipe de engenharia da Seminf.

Ainda em maio, a Defesa Civil municipal foi acionada para realizar vistoria nos prédios, elaborando laudo técnico em parceria com a Seminf e também com o Corpo de Bombeiros. Com estrutura máxima para suportar até três andares, as construções particulares, muito antigas, foram erguidas irregularmente. Um dos imóveis foi acrescido com mais dois andares, ultrapassando o limite permitido. Além disso, os prédios foram construídos em cima de uma rede de drenagem profunda, o que prejudicou a estrutura original causando o afundamento das galerias subterrâneas.

Foto: Diego Caja / Seminf

De forma imediata, a Prefeitura de Manaus realizou a reestruturação da rede de drenagem profunda, reforçando o terreno e dando a vazão correta das águas pluviais.

 

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…