Inicial Notícias Amazonas Prefeitura de Tefé moderniza a coleta de informações através de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde

Prefeitura de Tefé moderniza a coleta de informações através de tablets para os Agentes Comunitários de Saúde

2 minuto de leitura
0
32

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Tefé, por meio do Prefeito Normando Bessa de Sá, entregou ao lado da Secretária Municipal de Saúde, Adriana Moreira, tablets que auxiliarão os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE) na coleta de dados e transmissão de informações. A ação faz parte do processo de informatização da Atenção Básica no Município de Tefé.
Os equipamentos são um complemento para os agentes, os tablets deverão proporcionar maior precisão e qualidade das informações na coleta de dados da população.

“Os tablets vêm para complementar o projeto do Ministério da Saúde de implantação dos formulários eletrônicos. Com esse aparelho o agente comunitário pode em tempo real está colocando as informações e repassando ao departamento da Secretaria Municipal de Saúde e pro Ministério da Saúde”, salientou a secretária Adriana Moraes.

Os tablets deverão contribuir para agilidade no atendimento. Antes, o agente coletava as informações de forma manuscrita, na sequência os dados eram levados a uma outra pessoa para que a informação fosse digitalizada. Todo o processo era lento e a informação coletada acabava defasada.
Com o tablet, os trabalhadores da saúde enviarão as informações em tempo real. “Acho que é um avanço moderno, tecnológico e que trará resultados muito importantes para a gente. Com os tablets e os agentes bem treinados, nós teremos mais controle, mais eficiência e mais qualidade nessa coleta de informações e assim, poderemos tomar as melhores decisões”, finalizou o prefeito Normando.

Tefé mais uma vez é pioneira na Região do Médio Solimões, em ações de políticas públicas voltadas à saúde. O dispositivo será usado para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo, assim, melhor gestão da saúde na cidade, dada a riqueza de informações que poderão ser disponibilizadas por meio do novo sistema. A tecnologia vai substituir o papel e assim melhorar o processo de informação e atendimento à população.

Os equipamentos contêm o sistema da Atenção Básica, que será alimentado pelos (ACS) durante as visitas. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, a produtividade será aumentada, assim como a qualidade do atendimento – uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos pacientes.

No total serão entregues 213 tablets aos agentes, sendo 10 Agentes de Combate à Endemias e 203 Agentes Comunitários de Saúde.

Comentários

Carregue Mais Notícias Relacionadas
Comentários estão fechados.