Prefeitura inicia preparativos para a Festa do Cupuaçu, em Presidente Figueiredo

676

Completando 28 anos de tradição em 2018, a Festa do Cupuaçu, realizada anualmente no município de Presidente Figueiredo (AM), já começou a ser organizada pela Prefeitura Municipal da cidade. Neste ano, o evento será realizado durante os dias 28, 29 e 30 de abril. A festa, que celebra a época da safra do cupuaçu na região, pretende superar o número de público do ano passado, que foi de aproximadamente 320 mil pessoas.

O evento deste ano ganha vida com grandes nomes do cenário musical brasileiro que são a aposta da organização para o sucesso desta edição. Os artistas devem agitar a cidade durante os três dias de festa, com palcos montados no Centro do município e na corredeira do Urubuí. De acordo com a Secretaria de Cultura e Eventos da cidade, os contratos com os artistas que estarão presentes nesta edição já estão sendo fechados. No início do mês que vem, os nomes já devem começar a ser divulgados.

Festa do Cupuaçu 2018 / Foto : Divulgação
Festa do Cupuaçu 2018 / Foto : Divulgação

“Estamos finalizando os acordos legais com as bandas, mas até o final deste mês, estaremos com todas as atrações confirmadas. Neste ano, estamos empenhados em realizar a maior edição da Festa do Cupuaçu já realizada na cidade. Uma estrutura para receber mais de 320 mil pessoas tem que ser detalhadamente pensada. E é isso que estamos fazendo”, afirmou o secretário de Cultura e Eventos, Walter Yallas.

Ainda segundo Yallas, o evento também deve contar com atrações locais e regionais para animar o público e visitantes que virão ao município aproveitar a festa. Além de muita música, o concurso para a escolha da Rainha do Cupuaçu também promete movimentar a Terra das Cachoeiras com um verdadeiro show de beleza e simpatia.

Projeto

Faltando mais de um mês para a edição anual da Festa do Cupuaçu, a rede hoteleira de Presidente Figueiredo já começou a registrar considerável número de reservas por quartos e casas durante os dias em que o evento será realizado. A grande procura de locais para hospedagem fez donos de pousadas, hotéis e hostels elaborarem pacotes promocionais que devem facilitar a estada dos visitantes na cidade durante a comemoração.

Ainda pensando em comportar os visitantes com uma estrutura adequada, foram abertas nesta segunda-feira (12) as inscrições para o programa ‘Minha casa é um bom negócio’, criado em 2017 pela Secretaria Municipal de Turismo, destinado a moradores locais que queiram alugar suas residências durante o período de festa, com o objetivo de aquecer a economia local.

A segurança pública também é prioridade na organização do evento. Todos os órgãos responsáveis estarão concentrados em operação de segurança ostensiva nas ruas de Presidente Figueiredo para garantir a diversão do público, sem que haja ocorrências. A operação será coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF).

Esquenta

No dia 7 de abril, a Vila de Balbina irá sediar o 1° Torneio de Pesca Esportiva em Caiaque, que será realizado na Vila de Balbina pelos Caiaqueiros do Norte – Amazonas, com o apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo. O evento é o “esquenta” para a Festa do Cupuaçu e foi organizado pela prefeitura, com o objetivo de movimentar a comunidade, além de atrair mais público para a festa que acontecerá na sede do município, no fim de abril.

Além da premiação com troféus e sorteio de bote, motor e caiaque, a primeira edição do evento também traz uma atração nacional de peso: o cantor Tom Cleber. O torneio é mais um grande evento que promete se estabelecer no calendário oficial do município, divulgando o potencial turístico da Vila de Balbina e criando outra tradição regional.

As inscrições custam R$ 30 e podem ser realizadas até 30 de março, pelo formulário disponível neste link: https://goo.gl/forms/7zGgm54NVtH7RMW42. A confirmação das inscrições será feita no dia da competição com a entrega de 3 quilos de alimentos não-perecíveis. Mais informações e o regulamento completo do torneio podem ser obtidos pelo número (92) 9157-6359.

Festa do Cupuaçu 2018 / Foto : Divulgação
Festa do Cupuaçu 2018 / Foto : Divulgação

Comentários