Home Notícias Manaus Prefeitura oferece fisioterapia pulmonar gratuita para pacientes recuperados da Covid-19

Prefeitura oferece fisioterapia pulmonar gratuita para pacientes recuperados da Covid-19

5 min - tempo de leitura
36

Pacientes recuperados da Covid-19, mas que ainda necessitam de fisioterapia pulmonar, podem receber o tratamento gratuito oferecido pela Prefeitura de Manaus, em unidades estratégicas localizadas nos quatro Distritos de Saúde: Sul (Policlínica Castelo Branco); Leste (Policlínica Dr. Antônio Comte Telles); Norte (Policlínica Dr. José Antônio da Silva); e Oeste (Centro Especializado de Reabilitação – CER, no Complexo Oeste de Saúde).

Foto: Ione Moreno / Semcom e Ingrid Anne / Semsa

O tratamento geralmente é necessário para as pessoas que se recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus somente após um longo período de internação em que foi necessário o uso de ventilação mecânica. Nesses casos, é exigido que o paciente retorne às suas atividades habituais apenas após um processo gradual, o que ocorre de forma rápida e eficaz com o programa de reabilitação respiratória executado pela prefeitura.

“Antes mesmo do anúncio da pandemia, pela Organização Mundial da Saúde, por orientação do prefeito Arthur Neto, a Secretaria Municipal de Saúde começou a se estruturar para assegurar aos seus habitantes o acesso e as condições de tratamento”, destacou o secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi.

Foto: Ione Moreno / Semcom e Ingrid Anne / Semsa

O secretário ressalta que, durante a pandemia, a prefeitura tem se destacado pela assistência antes, durante e depois da confirmação de casos de Covid-19. “Atuamos nos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde preferenciais, no hospital de campanha e, agora, com a fisioterapia pulmonar, dando o suporte técnico para que consigam voltar às atividades de rotina”.

A gerente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência da Semsa, Carla Aldaba, explica que para ter acesso ao serviço é necessário estar fora do período de transmissão e ter encaminhamento médico para a fisioterapia respiratória. As unidades de saúde ficarão responsáveis pelo agendamento local e atendimento desses pacientes, conforme disponibilidade de dia e horário.

Foto: Ione Moreno / Semcom e Ingrid Anne / Semsa

Fisioterapia Respiratória

De acordo com os fisioterapeutas Jerônimo Correia e Débora Fortes, do CER Oeste, a fisioterapia respiratória vem para atuar tanto preventivamente na expansão pulmonar, quanto na parte curativa e de reabilitação, principal proposta do serviço. “Os pacientes estão chegando aqui, num período de 14 dias após os sintomas, em média, e começam a trabalhar para recuperar a função pulmonar, cansaço, fôlego para retomar a qualidade de vida que tinham anteriormente”, destacou Jerônimo.

A fisioterapeuta Débora ressaltou a importância do atendimento aos pacientes que ficaram por muito tempo internados nos hospitais e que perderam, de certa forma, o condicionamento físico. “Estamos acompanhando esses pacientes, inclusive os que ficaram em UTI, então eles relatam que sentem cansaço, a cada cem metros que andam, e a fisioterapia trabalha justamente a expansão e condicionamento do paciente”, explicou.

Há cerca de dois meses, o servidor público José Edson da Silva, de 55 anos, foi vítima da Covid-19 e hoje realiza fisioterapia respiratória no programa. Em estado grave, Edson apresentou falta de ar, dores no corpo e foi hospitalizado. “Senti os sintomas procurei o médico e sete dias depois foi confirmado que eu estava com Covid-19 e fiquei internado. A falta de ar começou a aparecer no décimo dia e precisei ir para o respirador. Essa fisioterapia tem me ajudado muito. Hoje me sinto bem melhor, não totalmente recuperado, mas já consigo andar e respirar sem dor”, comentou.

— — —

Texto – Sandra Monteiro e Mônica Figueiredo / Semsa

  • URGENTE! Wilson lima testa positivo para Covid-19. Veja vídeo

    O governador Wilson Lima disse, na tarde desta quinta-feira (13/08), que testou positivo p…
Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Emerson Tahan
Carregar Mais Em Manaus

Deixe uma resposta

Leia Também

Em Manaus, 56 estabelecimentos são vistoriados pela Central de Fiscalização e dez são fechados

Em uma nova ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de…