Home Notícias Política Presidente da Aleam garante luta por recursos para curso de Licenciatura Indígena da UFAM

Presidente da Aleam garante luta por recursos para curso de Licenciatura Indígena da UFAM

2 min - tempo de leitura
12

Nesta terça-feira (16/4) o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD) assumiu compromisso de buscar recursos para o curso de Licenciatura Indígena da UFAM.

No que depender desta Casa a luta pela continuidade do curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) será nosso objetivo”, afirmou Neto, após receber o pedido de apoio do diretor do Curso de Licenciatura Indígena da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Luiz Fernando de Souza Santos.

Josué Neto assume compromisso de buscar recursos para o curso de Licenciatura Indígena da UFAM – Imagem: Divulgação

De acordo com o diretor as verbas destinadas pelo Governo Federal para o ano de 2019 ainda não foram liberadas e isso poderá afetar a continuidade das aulas que atendem pelo menos 350 alunos indígenas em comunidades do Alto Rio Negro e Baixo Amazonas.
São necessários pelo menos R$ 2,8 milhões por ano para o custeio do programa”, afirmou Luiz Fernando.

A Assembleia encaminhará ao Governo Federal o pedido para que os recursos sejam liberados de modo a não prejudicar o andamento das turmas. O Amazonas é um dos estados que mais concentra populações indígenas e tradicionais, é, portanto, nosso dever permitir e dar meios para que a educação de qualidade seja oferecida a esses amazonenses”, afirmou Josué Neto.

Dentre as necessidades estão a manutenção de 320 estudantes, divididos em oito turmas, sendo 240 alunos no município de São Gabriel da Cachoeira nas turmas Tukano, Baniwa, Nheengatu, e Yanomamy. E há outros 40 alunos no município de Santa Izabel do Rio Negro. As despesas principais são com logística, material didático, alimentação, hospedagem, e diárias dos instrutores dos cursos.

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por No Amazonas é Assim
Carregar Mais Em Política

Deixe uma resposta

Leia Também

Ex-secretária da Susam afirma que vice-governador era quem mandava na Saúde

Na última terça-feira (20/10), foi divulgado o depoimento da ex-secretária da Saúde do Est…