Principais Pontos Turísticos de Boca do Acre

405

Localizado há 1.030km de distância da capital Manaus, a cidade de Boca do Acre é recortada por muitos cursos d’água que encantam moradores e visitantes, além de possuir uma flora riquíssima, com destaque principalmente para a seringueira (hévea brasiliensis), e a castanha (bertholettia excelsa).

Cidade pacata e tranquila, banhada por dois importantes rios o rio Acre e o rio Purus, inclusive, a origem do nome vem do fato de que a cidade se localiza na foz do rio Acre, no rio Purus.

As terras que constituíam o município de Boca do Acre, antes da chegada do homem civilizado, era habitado pelos índios Capanas e Aripuanãs. E por se encontrar em meio a selva amazônica, a sua fauna é também muito importante, onde sobressai peixe de várias espécies como pirarucu, tambaqui, etc., e animais silvestres, como: onças, caititus, queixadas e outros.

Loading...

Euclides da Cunha já havia dito um pouco sobre essa beleza de local, quando escreveu “O que sobremaneira impressiona no Alto Purus, demarcado oficialmente a partir da boca do Acre, é o espetáculo da terra profundamente trabalhada pelo indefinido e incomensurável esforço dos formadores do rio…” – Euclides da Cunha – “Um Paraíso Perdido: reunião de ensaios amazônicos” (1976)

Bandeira oficial do município de Boca do Acre
Bandeira oficial do município de Boca do Acre

Os principais atrativos turístico do município Boca do Acre são:

A orla do Rio Purus é sem dúvida o ponto mais encantador de quem visita a cidade de Boca do Acre. Nela, é possível ver a imensidão do Rio Purus. O rio Purus que pela sua imponência, pelas belas paisagens que proporciona ao visitante, constitui certamente uma atração turística, com destaque para a desembocadura do rio Acre, fator natural que justifica o nome do município, uma vez que a cidade nasceu na confluência dos rios Acre e Purus.

Orla do Rio Purus na cidade de Boca do Acre - AM. / Divulgação
Orla do Rio Purus na cidade de Boca do Acre – AM. / Jorge Eduardo Dantas – WWF – Brasil

Outro espetáculo que também se deve ver é o Lago Novo, um ecossistema que nasceu fruto de um fenômeno chamado “sacado”, onde uma curva do rio é diminuída mudando o curso e anulando o trajeto que antes era feito. O trajeto que fora excluído naturalmente torna-se uma gigantesca piscina natural

Lago Novo - Boca do Acre (AM)  Um braço do rio Purus que ficou para trás. / Foto : Nattércia Damasceno
Lago Novo – Boca do Acre (AM)
Um braço do rio Purus que ficou para trás. / Foto : Nattércia Damasceno

Outro atrativo turístico, é o Festival de Praia de Boca do Acre que é sem dúvida a maior festa de Boca do Acre e da Calha do Purus. O Festival ocorre normalmente no período de agosto e setembro nas areias da Praia do Gado, com um tradicional luau. Como em outros festivais pelo Amazonas, ocorrem as atrações de palco e desfiles das candidatas ao título de Garota Verão.

O Festival de Praia de Boca do Acre, a maior manifestação cultura do município / Foto: Agostinho Alves
O Festival de Praia de Boca do Acre, a maior manifestação cultura do município / Foto: Agostinho Alves

Comentários

comentários