Procon Amazonas divulga Pesquisa Comparativa de produtos de Páscoa

41

O Procon-AM divulgou na última quarta-feira uma pesquisa de preços de produtos para a Páscoa realizada nos dias 20, 21, 22 e 23 de março com o objetivo orientar e oferecer uma referência ao consumidor e dar ênfase na proteção dos interesses dos consumidores quanto ao preço e ofertas dos produtos e serviços, conforme dispõem a Lei N. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor – CDC) em seus arts. 4º e 6º, incisos II e III, além de incentivar a promoção da livre concorrência e de coibir as práticas de infrações à ordem econômica praticados no mercado.

Procon Amazonas divulga Pesquisa Comparativa de produtos de Páscoa - Imagem: Divulgação
Procon Amazonas divulga Pesquisa Comparativa de produtos de Páscoa – Imagem: Divulgação

A maior variação de preço encontrada foi de 97,70% no Ovo de Páscoa Princesas. O menor preço encontrado foi de R$ 30,90 e o maior preço R$ 61,09. As variações de preços constatadas referem-se aos dias em que o levantamento foi realizado. Os preços atuais podem ser diferentes, visto que sujeitos à alteração conforme a data da compra e marca do produto, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

A pesquisa foi realizada em seis (6) estabelecimentos comerciais com intuito de acompanhar o comportamento dos preços praticados em Manaus e divulgar para que os consumidores busquem as melhores opções de compra.

A orientação é que o consumidor verifique com atenção o prazo de validade, a composição e o peso líquido do produto.

Ovos de Páscoa que trazem brinquedos em seu interior devem apresentar em sua embalagem a frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa.

Comentários