No AM: Professor de Parintins é indicado ao Global Teacher Prize, prêmio “Nobel de Educação”

217

Valter Menezes, do município de Parintins no Amazonas, foi escolhido entre mais de 20 mil nomeações, para concorrer ao Global Teacher Prize, promovido pela Fundação Varkey e considerado o Nobel da educação. O vencedor leva um prêmio de US$ 1 milhão.

Valter é professor concursado de Ciências da rede municipal de Parintins e há 22 anos dá aula na escola Luiz Gonzaga, na comunidade rural de Santo Antônio do Rio Tracajá.

Ele decidiu mudar a forma de dar aula na escola em que leciona para despertar o interesse dos seus alunos, Valter começou a trabalhar com base na realização de projetos. Então surgiu o Projeto Água Limpa, que nasceu a partir de questionamentos dos estudantes sobre a necessidade de aumentar o saneamento básico na comunidade. Com o tratamento de dejeto humano, a iniciativa transformou Santo Antônio do Rio Tracajá na primeira comunidade ecologicamente correta do Amazonas, onde as fossas não agridem os lençóis freáticos.

O projeto reuniu a direção da escola, professores, alunos de toda a escola, a comunidade e as ONGs que atuam na região, como a Asas de Socorro e Tearfund, que financiaram as ações. Eles instalaram filtros Bio Ativos de Areia nas residências que não têm água encanada, como nas beiras dos rios. O projeto continua ativo e serve de modelo para outras comunidades que passam pelas mesmas dificuldades.

Valter foi condecorado pela Câmara Municipal de sua cidade com a medalha Raimundo Almada, a mais importante distinção que um morador pode receber, e sua escola recebeu o Prêmio “Educador Nota 10” em 2015, da Fundação Victor Civita.

Para 2017, o professor já tem outro projeto em foco: trabalhar com o reflorestamento. Ele quer criar um viveiro de plantas frutíferas para os produtores plantarem em meio à monocultura de mandioca, para que, num futuro próximo, tenham a floresta renovada.

Valter Pereira de Menezes, amazonense indicado ao Global Teacher Prize
Valter Pereira de Menezes, amazonense indicado ao Global Teacher Prize – Imagem de Divulgação

Curte nosso conteúdo?!

Receba as notícias diretamente no seu e-mail:

Comentários