Home Notícias No AM: Professor de Parintins é indicado ao Global Teacher Prize, prêmio “Nobel de Educação”

No AM: Professor de Parintins é indicado ao Global Teacher Prize, prêmio “Nobel de Educação”

3 min - tempo de leitura
5

Valter Menezes, do município de Parintins no Amazonas, foi escolhido entre mais de 20 mil nomeações, para concorrer ao Global Teacher Prize, promovido pela Fundação Varkey e considerado o Nobel da educação. O vencedor leva um prêmio de US$ 1 milhão.

Valter é professor concursado de Ciências da rede municipal de Parintins e há 22 anos dá aula na escola Luiz Gonzaga, na comunidade rural de Santo Antônio do Rio Tracajá.

Ele decidiu mudar a forma de dar aula na escola em que leciona para despertar o interesse dos seus alunos, Valter começou a trabalhar com base na realização de projetos. Então surgiu o Projeto Água Limpa, que nasceu a partir de questionamentos dos estudantes sobre a necessidade de aumentar o saneamento básico na comunidade. Com o tratamento de dejeto humano, a iniciativa transformou Santo Antônio do Rio Tracajá na primeira comunidade ecologicamente correta do Amazonas, onde as fossas não agridem os lençóis freáticos.

O projeto reuniu a direção da escola, professores, alunos de toda a escola, a comunidade e as ONGs que atuam na região, como a Asas de Socorro e Tearfund, que financiaram as ações. Eles instalaram filtros Bio Ativos de Areia nas residências que não têm água encanada, como nas beiras dos rios. O projeto continua ativo e serve de modelo para outras comunidades que passam pelas mesmas dificuldades.

Valter foi condecorado pela Câmara Municipal de sua cidade com a medalha Raimundo Almada, a mais importante distinção que um morador pode receber, e sua escola recebeu o Prêmio “Educador Nota 10” em 2015, da Fundação Victor Civita.

Para 2017, o professor já tem outro projeto em foco: trabalhar com o reflorestamento. Ele quer criar um viveiro de plantas frutíferas para os produtores plantarem em meio à monocultura de mandioca, para que, num futuro próximo, tenham a floresta renovada.

Valter Pereira de Menezes, amazonense indicado ao Global Teacher Prize
Valter Pereira de Menezes, amazonense indicado ao Global Teacher Prize – Imagem de Divulgação

Carregar Mais Matérias Relacionadas
Carregar Mais Por Marcus Pessoa
Carregar Mais Em Notícias

Deixe uma resposta

Leia Também

De onde surgem os grafismos indígenas?

Sobre grafismo indígena* Além de cada etnia ter sua relação única com a pintura corporal, …